Da fonte

Seria lugar comum destacar a dificuldade inerente de se escrever uma boa coluna política. Seja ela publicada num jornalão, revista semanal que vende na casa do milhão de exemplares, ou site, ou Blog especializado, ou, e muito mais, num jornal de circulação regional como é o caso do trissemanário Opinião.
Como o http://quintaemenda.blogspot.com/, já havia alertado ao frequentadores dos bate-papos políticos. A Coluna "Coisas da Política", assinada pelo jornalista João Salame, candidata-se, com tranqüilidade ao posto de uma das melhores colunas da politica paraense e está neste crescimento sedimentando um terreno árido. Por dois motivos.
O primeiro, em razão da limitação do alcance do jornal. Hoje restrito à região de Carajás, Belém e Brasília, e alguns municípios como Paragominas para assinantes e compradores avulsos em poucas bancas fora do sul do Pará.
O segundo, avalio como mais relevante. Espelha o crescimento de um fenômeno pouco observado para quem está fora do eixo Belém-Salinas-Mosqueiro. A do crescimento exponencial da tiragem dos jornais regionalizados em todo o Estado do Pará.
O Opinião incere-se nesse contexto como postulante a gente grande e encorpado pelo conteúdo, e em especial o político.
Taí uma boa notícia à horizontalização do O Liberal e do Diário, que apanham feio nas bancas do interior quando o quesito é a preferência dos leitores locais. Há um abuso de ambos no apelo fácil das Agências de notícias em detrimento da notícia que interessa ao paraense globalizado e conectado. Encalham mesmo. Prova disso é a diminuição expressiva dos exemplares enviados aos representantes do interior, o que obviamente forçou medidas estratégicas calcadas na parceria com produtores de notícias locais. E esses, se não forem profissionais do setor, certamente darão muita dor de cabeça aos executivos dos dois principais jornais do Pará.
O fenômeno, portanto, é refrescante para o mercado e importantíssimo para o Estado.
Quam sabe não seja um sinal contundente de que estamos, finalmente, cortando o cordão umbilical da antiga província que nos amarra na busca de vôos mais altos dos que os tentados até agora?

Nenhum comentário:

Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados

  Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...