OAB: Amanhã será o dia D

No site da OAB, seu presidente, Roberto Busato, garante que não haverá patrulhamento na decisão de amanhã (08/05), sobre o envio de pedido formal de impedimento do presidente Lula, subscrito pela entidade, a ser encaminhado aos canais competentes.
É esperar para ver.
São Luis (MA)
- O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato confirmou hoje (06), em São Luis, durante entrevista, que a entidade vai reunir o seu Conselho Federal na próxima segunda-feira (08), a partir das 9 horas, para discutir se entra ou não com o impedimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O que posso garantir é que a Ordem não vai servir de gangorra para a direita ou para a esquerda. Cada conselheiro federal é livre para externar o seu pensamento. Não permitirei patrulhamentos porque a nossa entidade é livre e sobrevive financeiramente dos recursos da anuidade de cada um dos seus quase seiscentos mil advogados filiados”, afirmou Busato. Ao todo, votam 81 conselheiros representando 27 unidades da federação.

No Blog do Josias de Souza (hospedado na Folha), a informação é de que: Está pronto o relatório da comissão constituída pela OAB para avaliar o impeachment de Lula. Houve consenso entre os seis integrantes do grupo quanto à existência de razões jurídicas para a abertura de um processo por crime de responsabilidade contra o presidente da República. Mas os advogados dividiram-se ao analisar a viabilidade da ação. Parte deles acha que não há condições políticas para que o processo prospere.
O documento registra a dicotomia que emergiu dos debates travados no grupo de trabalho da OAB. Anota que, do ponto de vista estritamente jurídico, sobram elementos para a proposição do impeachment. Mas também registra que a ausência de respaldo popular e de suporte político conspira contra o êxito da iniciativa.
Caberá ao Conselho Federal da OAB decidir, em reunirão que ocorrerá nesta segunda-feira, em Brasília, se o processo contra Lula será ou não formalizado. O conselho é integrado por 81 advogados, três representantes de cada Estado, além do Distrito Federal. É impossível antecipar o placar. Nem o presidente da OAB, Roberto Busato se arrisca a fazê-lo. Sabe-se apenas que o colegiado está dividido. Prevê-se que o placar, para um lado ou para outro, será apertado.

Nenhum comentário:

Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados

  Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...