Pega ladrão!
Pedir prestado no es mucho mejor que mendigar, así como el prestar con usura no es gran cosa menos que robar. (Gotthold Ephraim Lessing)
Lucro dos Bancos: Pega ladrão!
Por Emanuel Gonçalves da Silva
A população está cada vez mais indignada ao constatar que os bancos continuam batendo recorde em cima de recorde em seus lucros, às custas da miséria de muitos e do completo empobrecimento do consumidor refém dessa estarrecedora exploração.
Se no governo FHC eles já pintavam o sete, com Lula pintam oito, vinte, cem, mil e o quanto bem entendem. Um escândalo!
Se o negócio sempre foi "fazer receita" em cima da conta corrente do cliente (quem trabalha ou trabalhou em Banco sabe o que isto quer dizer), agora eles também manipulam os salários do consumidor antes de entrar na conta, ou seja, consignando a margem de trinta por cento através das empresas públicas e privadas em função do "desgraçado" empréstimo consignado.
Desculpem usar este termo, mas é revoltante para todos e principalmente no meu caso por vivenciar o drama de várias vítimas em função do meu trabalho de consultor de dívidas.
Tenho uma cliente, por exemplo, que fez o primeiro empréstimo para pagar em 12 meses, com o valor da prestação no limite da chamada margem de consignação. Seu salário liquido ficou apertado, ela precisou de mais dinheiro e na terceira ou quarta prestação renovou o empréstimo. Como não era possível aumentar a prestação em função da margem consignada, o plano de pagamento passou de 12 para 24 meses, depois repetiu, repetiu mais uma vez e hoje seu plano de pagamento já está em 60 meses, ou seja, vai passar cinco anos pagando juros ao banco.
O pior é que estes empréstimos foram para pagar outras dívidas...
A verdade é que muita gente ganha nestes convênios consignados. São repassadas comissões generosas a quem tem o poder de decidir e autorizar e a quem faz a intermediação destes convênios entre outros beneficiados. É uma festa, tudo em cima do tomador dos empréstimos... Ninguém alivia o consumidor, tanto nos convênios dos funcionários públicos e privados como também nos financiamentos de diversos tipos.
Tenho outro exemplo no financiamento de veículos. Conheço um proprietário de agência que vende cerca de 25 carros por mês, dos quais 95% são financiados o que gera um faturamento bruto de mais ou menos 45 a 50 mil reais mensalmente.
Pois bem, cerca de uns 16 mil reais, ou seja, mais de um terço do seu faturamento vem de comissão das financeiras. E a comissão recebida é sempre maior quando a tabela aplicada na venda do veiculo apresenta juros mais altos.
São apenas alguns exemplos em seguimentos diferentes que provam os desmandos praticados pelo sistema financeiro e justificam os ganhos astronômicos registrados a cada semestre quando são publicados os balanços bancários. Imagine o que não é publicado!
Tem ainda as taxas e tarifas que são debitadas aleatoriamente, se você tiver em seu saldo de conta corrente apenas 2 reais, o banco inventa um débito de 3 reais. Isto mesmo inventa e debita como diferença de CPMF ou inventa qualquer outro motivo, seu saldo fica devedor 1 real, e aí eles debitam uma taxa de 19 reais (varia de banco a banco) porque a conta ficou devedora. E você já passou a dever ao banco 20 reais, é pouco ou quer mais?
Se depender dos governantes e aí se aplica tanto na esfera federal, estadual e municipal, tudo vai continuar como está. Resta a alternativa para recorrer ao judiciário. Mas isso é só para quem pode financeiramente e os valores compensam. Quem não pode ou os valores não valem a pena, o que representa a grande maioria das pessoas, essas vão continuar sendo como vitimas deste sangramento cruel e perverso.
Os bancos e financeiras vão continuar batendo recordes em seus lucros e ao consumidor, que não tem a quem apelar, só resta gritar socorro. Pega o ladrão.
Emanuel Gonçalves da Silva é Consultor de Dívidas.
Seu email é sosemanuel@yahoo.com.br
Nota: O governo Lula por Olavo Setúbal, presidente da Itaúsa S/A, holding que controla o Banco Itaú e coligadas: "Confesso que fiquei surpreso. Não esperava que esse governo fosse tão bom para os bancos".
A declaração deste senhor é um escárnio à população brasileira, um disparate proferido por um ex-embaixador e revela a completa ruína ideológica de Lula e seus camaradas, os pobrezinhos operários defensores da Pátria.
Raposa no galinheiro - Quase tudo neste governo cheira mal e a economia é ciosamente gerenciada pelo ex-banqueiro Henrique Meirelles, presidente do Banco Central (ex-Bank Boston).
A classe média não reage à usura sem fim desses senhores e os aposentados que caíram no conto do empréstimo consignado, é utilizado por Lula como um dos grandes benefícios de seu governo.
Cara-de-pau sem limites esse bando.
Eu não voto no Lula. Faça o mesmo!
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Veja Agenda da ex-secretária da Receita Federal registra o dia em que ela se reuniu com Dilma para tratar de uma investigação contra a fam...
-
A proposta discute o aumento salarial de PMs e Bombeiros Policiais Militares de todo o Brasil estão na expectativa de ver dobrar,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário