Plebiscito pode decidir sobre criação do estado de Carajás
A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2265/06, do deputado Zé Lima (PP-PA), que convoca plesbiscito sobre a criação do estado de Carajás. Os eleitores decidirão sobre a conveniência de certos municípios serem desmembrados do Pará para constituir o novo estado.
De acordo com a proposta, participarão do plebiscito os eleitores de Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D'Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Xinguara, Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Rondon do Pará, Dom Eliseu, Abel Figueiredo, Ulianópolis e Jacundá.
Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Decreto Legislativo 1217/04, do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF), que prevê a realização de plebiscitos para a criação de diversos estados, entre eles o de Carajás.
Os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovados, seguirão para o plenário.
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Veja Agenda da ex-secretária da Receita Federal registra o dia em que ela se reuniu com Dilma para tratar de uma investigação contra a fam...
-
A proposta discute o aumento salarial de PMs e Bombeiros Policiais Militares de todo o Brasil estão na expectativa de ver dobrar,...
2 comentários:
Carajás é apenas uma questão de tempo. O sul do Pará sempre sofreu a influência das correntes migratórias internas. Foi "colonizado", predominantemente, por sulistas e nordestinos atraídos pelas políticas de integração da amazônia (PIC, PIN ect.), por parte do governo federal, ainda na década de 1970. Eis agora os efeitos.
Conhecendo-o de Belém. Fico feliz em saber que a compreensão da questão passa pelo bom senso de suas palavras.
Abraços Fred.
Postar um comentário