Deu no Noblat
O deputado Coriolano Sales (PFL-BA) entregou hoje sua carta de renúncia à Secretaria Geral da Mesa. O documento será lido no plenário da Câmara amanhã.
Deverá ser acompanhado pelos deputados Marcelino Fraga (PMDB-ES) e Nilton Capixaba (PTB-RO)
Os 69 deputados acusados de envolvimento com a Máfia do Sanguessugas começaram a ser avisados esta tarde de que terão pouco tempo para renunciar aos mandatos caso queiram escapar de processos por quebra de decoro parlamentar. Foi o deputado Aldo Rebelo, presidente da Câmara, que mandou avisá-los.
O PV entrou com uma representação para que todos os processos contra os deputados sigam diretamente para o Conselho de Ética sem passar antes pela Corregedoria. Rebelo acatou a representação. A decisão dele encurtou o prazo para os que desejem renunciar.
Os que renunciarem poderão disputar ainda as eleições deste ano. Caso se elejam, se arriscarão a responder a processo por quebra de decoro parlamentar a partir do início de 2007.
Os que renunciarem e não disputarem as próximas eleições poderão ser candidatos a partir de 2008. Os que preferirem enfrentar processos desde já e forem cassados ficarão inelegiveis por oito anos.
O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), só deverá instalar os processos na próxima semana. Uma vez abertos, os atingidos por eles não poderão mais renunciar ao mandato. Ou serão inocentados ou cassados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário