Primeira baixa. Coriolano deve renunciar amanhã

Deu no Noblat

O deputado Coriolano Sales (PFL-BA) entregou hoje sua carta de renúncia à Secretaria Geral da Mesa. O documento será lido no plenário da Câmara amanhã.

Deverá ser acompanhado pelos deputados Marcelino Fraga (PMDB-ES) e Nilton Capixaba (PTB-RO)

Os 69 deputados acusados de envolvimento com a Máfia do Sanguessugas começaram a ser avisados esta tarde de que terão pouco tempo para renunciar aos mandatos caso queiram escapar de processos por quebra de decoro parlamentar. Foi o deputado Aldo Rebelo, presidente da Câmara, que mandou avisá-los.

O PV entrou com uma representação para que todos os processos contra os deputados sigam diretamente para o Conselho de Ética sem passar antes pela Corregedoria. Rebelo acatou a representação. A decisão dele encurtou o prazo para os que desejem renunciar.

Os que renunciarem poderão disputar ainda as eleições deste ano. Caso se elejam, se arriscarão a responder a processo por quebra de decoro parlamentar a partir do início de 2007.

Os que renunciarem e não disputarem as próximas eleições poderão ser candidatos a partir de 2008. Os que preferirem enfrentar processos desde já e forem cassados ficarão inelegiveis por oito anos.

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), só deverá instalar os processos na próxima semana. Uma vez abertos, os atingidos por eles não poderão mais renunciar ao mandato. Ou serão inocentados ou cassados.

Enquanto isso no Pará...!


Nenhum comentário:

Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados

  Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...