Por Políbio Braga
O PT, mas de resto toda a esquerda brasileira, desde a redemocratização pós-guerra, em 1946, e até há poucos dias, sempre atribuiu aos chamados Partidos de direita, que vão da centro esquerda até a direita mais conservadoras, a idéia de que suas zonas da mata garantiam a sua sobrevivência. O que são as chamadas zonas da mata ? Os pequenos municípios do interior, sobretudo os das regiões mais pobres e nos quais a preponderância é de eleitores muito atrasados, portanto mais fáceis de manipular.
O que aconteceu nesta eleição é que a equação inverteu-se.
Lula levou vantagem na zona da mata, mas em sete dos oito Estados (só o Rio ficou de fora) com os melhores indicadores sociais, conforme o Índice de Desenvolvimento (IDH) da ONU, enceu Alckmin.
Alckmin ganhou no Brasil que sustenta o governo federal e perdeu no Brasil que é sustentado pelo governo federal. O Brasil que é sustentado será contaminado pelo Brasil que sustenta para que ambos formem uma só unidade federativa de oportunidades e progresso iguais.
O PT transformou-se na vanguarda do atraso, porque privilegiou a delinqüência política, o clentelismo (bolsa família), o populismo, o patrimonialismo e o obscurantismo.
Nestas eleições, Lula e o PT demonstraram que não aprenderam nada e nem esqueceram nada.
Os eleitores buscam acertar a cada eleição. Quando erram, fazem isto porque são traídos. E neste momento os eleitores deixaram claro que apostarão na ética e no crescimento da economia com equidade social. É o que forma uma sociedade moderna e civilizada de grande peso global.
A disputa será entre o atraso e o progresso
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Segundo texto publicado pela Cooperativa dos Garimpeiros invadida por adversários da atual diretoria no último domingo, 17. No mês de Abril ...
-
Val-André Mutran (Brasília) – A privatização da Vale do Rio Doce deixou um rastro de suspeição e até hoje é discutida na justiça. O que quas...
Um comentário:
Absolutamente correto, caro Val!
Meu medo é que petista não sabe perder. Julgam-se irrepreensíveis, não suportam ser contrariados.
O problema é que estamos em uma sinuca de bico. Se Lula se reeleger, terá dificuldades para governar, se governar; e se perder, os fiéis vão dizer que foi golpe e vão fazer de tudo para atrapalhar o Alckmim, ou seja, só eles prestam. Tente dialogar com um petista e falar-lhe da rapinagem que se instalou no governo! Vão logo dizer que isso sempre houve e que apenas aumentou a "sensação" de corrupção, porque o governo do PT é mais transparente. Sofisma maior nunca se viu.
Agora vêm eles dizer que estão prontos para o debate? Seria trágico se não fosse cômico.
Imagine que o próprio Lula, em vez de explicar aquela dinheirama toda, agora vem dizer que o que mais importa é saber o que tem naquele dossiê. É sórdido. Fabricou a coisa e agora que se fundamentar nela.
Cara, quanta degradação moral; quanta desfaçatez com a boa-fé do pobre de dinheiro e de espírito.
É Alckmim de qualquer jeito.
Postar um comentário