Tempo com nuvens carregadas em Parauapebas

O prefeito de Parauapebas, Darcy Lermen tem um abacaxi daqueles para descascar. Motivo: seu secretário de Educação anda aprontando por lá.

Pega mal pro prefeito pois, o mesmo é um educador por formação. Leia a nota abaixo e tire suas conclusões.


COMUNIDADE REAGE A AGRESSÃO FEITA

POR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DE PARAUAPEBAS - PA

O atual governo parece não conviver bem com as possibilidades de participação popular como concepção de gestão defendida pelo Partido dos Trabalhadores. Primeiro o governo tem atacado de morte o Orçamento Participativo, que criado pelo próprio governo para possibilitar a participação cidadã no debate do orçamento público, agoniza. Agora contrariando a própria luta da sociedade brasileira por ampliação da democracia, que luta por eleições diretas na escolha de diretores de escolas, interveio na Escola de Palmares II, e além de exonerar o diretor eleito e todo o coletivo de coordenação, indicou de modo autoritário e antidemocrático, uma nova diretoria.

Desde o ano passado que inúmeros profissionais, comunitários, estudantes fazem referência ao comportamento arrogante e pretensioso do atual secretario de educação, comportamento que parece ser comum as pessoas que assumem essa função no governo, basta lembrar a cara da SEMED no governo passado .

A ação autoritária do Secretario se fundamenta em possíveis denuncias - não comprovadas e não documentadas - do comportamento moral do diretor eleito no ano passado em processo eleitoral democrático e único no município, onde mais de mil eleitores, em eleições livres e não obrigatória, compareceram para escolher uma , entre duas chapas que concorriam a direção escolar.

Mesmo não estando nas leis municipais, o método de Eleições Diretas para a escolha de dirigentes é reconhecido universalmente como LEGITIMO, pois possibilita a participação de modo voluntário da comunidade na escolha daqueles que se propõem a dirigir um ambiente como a Escola.

Além de rasgar essa experiência, e desrespeitar a decisão direta do povo, o dito cujo secretario ainda estimulou a divisão interna da comunidade, indicando um outro grupo de educadores, sendo dois deles de fora da comunidade, fazendo parecer desse modo que a intervenção foi fruto da divisão interna da comunidade.

Parece que o comportamento fascista do secretario teve o consentimento do Prefeito que ate agora nada fez para evitar uma ruptura e um conflito inevitável entre a comunidade de Palmares e o governo do município.

Depois de 2 anos sem ver nenhuma obra na vila, a comunidade de Palmares viu com assombro o tamanho da arrogância expressa na ação do secretario de educação que se quer , teve o respeito de ir pessoalmente junto a comunidade, demonstrando por quantas anda sua concepção de “educação humanista”, e “do dialogo” que ele repete em seus discurso vazios de conteúdo .

Mesmo sabendo que não existe na lei de nosso ainda raquítico sistema de educação municipal, a Eleição Direta para a Direção de Escola, é LEGITIMA em todo o mundo, porque parte do principio de que a comunidade pode decidir e participar sobre a forma de gestão de sua escola, evitando inclusive que as indicações de diretores seja usada como moeda de troca para apoio eleitoral.

A Escola Crescendo na Pratica, foi construída em seus primeiros momentos de existência pelos braços e mãos de homens e mulheres, que antes de qualquer governo , sabiam o quanto era importante uma escola para a formação de cidadãos. Ela é fruto de 13 anos de luta pela dignidade, dos quais 10 anos de governos comprometidos com as classes dominantes, que mesmo tratando-a de modo discriminatória, nunca tiveram a petulância de impor “goela abaixo” uma direção , sem pelo menos consultar a comunidade.

A provocação feita pelo senhor Secretario e a divisão interna estimulada pelo governo municipal terão resposta firmes da comunidade , amigos e aliados que conosco defendem a bandeira da democracia, da participação popular e do combate a todas as formas de injustiça cometida contra qualquer pessoa ou comunidade humana.

-Pelo respeito à eleição direta para a direção da escola, que expressa a vontade da maioria,

- Por Eleições Livres e Diretas para a Direção de Todas as Escolas do Município,

-Por um Governo Democrático e Popular

.Coordenação Do Assentamento Palmares

. Associação Do Produtores Rurais Do Assentamento Palmares II

.Direção Regional Do MST- Carajás

.Direção Estadual Do MST-Pará

-NOTA aprovada por unanimidade na Assembléia Popular de Palmares II, com mais de 500 participantes no dia 30 de janeiro de 2007

Comentários

Ricardo Rayol disse…
A politicagem nessa área é o grande entrave ao desenvovimento. Agora o sujeito chutar o balde assim quer ser demitido.. ou então as costas são largas
Deve ser a segunda opção, Ricardo. E se for mesmo, complica ainda mais a imagem do prefeito-professor.

Postagens mais visitadas