Círio de Nazaré

Por Paulo Amorim e Val-André Mutran
O agradecimento ou pedido da Cada Própria


A satisfação e orgulho de ter um Trabalho



Na área histórica da cidade de Belém do Pará é o ponto de partida do Círio em louvor à Nossa Senhora de Nazaré


Submetidos a até nove, dez horas de procissão, os mais fortes homens e mulheres de Fé, ainda têm forças para, ajoelhados, e numa espécie de transe, percorrerem de
joêlhos uma distância de aproximadamente 400 metros, que separa a entrada da Basílica em homengem à Santa a Praça Santuário – Lugar de visitação pública durante todo o ano, a Praça Santuário fica bem em frente à Basílica. Abriga o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, uma concha acústica e um obelisco.

No Complexo dentro de uma Praça é celebrada a Missa do Círio, num ato derradeiro e extremo de devoção e agradecimento.

É fantástico e absolutamente emocionante!

Uma corda, especialmente confeccionada
no Nordeste do Brasil, cerca a área mais nobre da procissão. Todo mundo quer acompanhar o Círio na Corda. É um lugar privilegiado, onde as cenas de fervor e fé atingem o auge. O toque na Corda do Círio é sagrado, porque é com a Corda que é puxada a Berlinda da Virgem. E, mesmo com seus 350 metros de comprimento, a Corda ainda é insuficiente para tantas mãos, que sangram sem esmorecer, e pés que tropeçam, e corpos que caem para logo levantar, numa das mais impressionantes e comoventes manifestações de fé do mundo, testemunhada pelo inclemente sol tropical.

De repente, um clarão se abre em meio à multidão na procissão do Círio, e surge um anjo. Na verdade, é um dos milhares de promesseiros, romeiros que, descalços, acompanham a procissão pagando promessas: vestidos de anjo, puxando a Corda, carregando enormes melancias na cabeça ou distribuindo água às pessoas, num ato de caridade cristã.

Comentários

Anônimo disse…
Esse fotógrafo é demais.

Postagens mais visitadas