Licenciamento para a obra do Pedral do Lourenço


Os coordenadores da Bancada do Estado do Pará, Senador Fernando Flexa Ribeiro e Deputado Beto Faro, encaminho a Vossas Excelências, convite para a reunião da Bancada do Estado do Pará com o senhor Volney Zanardi Presidente do IBAMA.

Pauta: Licenciamento ambiental para a obra de derrocamento do Pedral do Lourenço da Hidrovia do Tocantins.
Data: 04/09/2012- terça-feira Hora: 11h.
Local: Sede do IBAMA na sala do Presidente.

Conferência Internacional de Confinadores - Interconf 2012


















Interconf 2012
Produção de carne:
Processos desencadeiam processos.

A quinta edição da Interconf, considerada já como a melhor conferência de pecuaristas inovará no tema apresentado aos seus participantes.
A Interconf 2012 terá como tema Processos que desencadeiam Processos. Isto é, todos os processos realizados pelos produtores de gado “dentro da porteira” para produzir gado de corte da mais alta eficiência e qualidade, processos ligados a pastagem, reprodução, manejo, nutrição, melhoramento genético e diversos outros, quando completos na forma de animais prontos para abate, geram diversos outros processos, estes realizados pela indústria frigorífica, responsável por “desmontar” o boi e transformá-lo no produto carne e pelo varejo responsável por distribuir a carne aos consumidores.
O boi jamais vai chegar ao consumidor final se não passar pela indústria e, esta por sua vez, não tem razão de ser sem o boi. A relação entre os produtores e frigoríficos fica de certa forma prejudicada pela fragilidade e interdependência existente.
Os processos do produtor e dos frigoríficos, assim como a relação produtor/frigorífico serão o foco principal da Interconf 2012 que terá os seguintes painéis de discussão:
Painel 1: O setor frigorífico e produtivo no Brasil e no mundo
• Maiores produtores de bois no mundo hoje e no futuro. Custos de produção e potenciais produtivos. Onde estão os concorrentes? Regiões produtivas dos Brasil e suas características. Como atuar para elevar sua competitividade?
• Principais indústrias do mundo, onde e como atuam. Quais suas linhas de produtos? Quem tem o controle delas? Qual o horizonte futuro delas? Principais empresas brasileiras. Quem as controla? Quais seus mercados?
Painel 2: O mercado consumidor de carne no Brasil e no mundo
• Características desejadas na carne pelo mercado mundial
• Características desejadas na carne pelo mercado brasileiro.
• Programas de qualidade de carne
Painel 3: Relações Produtor/Frigorífico
• Tipificação de carcaça e relação produtor/frigorífico neste contexto
• O que a indústria precisa do produtor
• O que o produtor precisa da indústria
Mesa Redonda final: discussão entre Produtor, Frigorífico e Varejo da carne
Nesta edição da Interconf, o Dia de Campo levará os congressistas ao Confinamento da JBS em Nazário (GO), para conhecer os processos utilizados pela maior empresa em processamento de proteína animal do mundo.
A Interconf 2012 deve reunir aproximadamente 1.500 profissionais e permitirá a troca de ideias entre representantes de destaque do setor e os principais pecuaristas de vanguarda do Brasil.
Realização & Promoção
Organizadora oficial da Interconf, a Associação Nacional dos Confirnadores tem por objetivo valorizar cada vez mais a atividade de confinamento de bovinos no Brasil, buscando melhoria tanto no custo para os produtores quanto na qualidade das relações com consumidores e outros mercados. Criada há 5 anos, a Assocon tem se tornado a principal referência quando o assunto é debater a atividade de confinamento. Para isso, agrupa parceiros e confinadores de todo o país, a fim de viabilizar negócios, buscar novas técnicas e trabalhar por uma maior representatividade junto a órgãos públicos e privados. A Assocon mantém uma agenda de cursos e eventos para capacitar cada vez mais os interessados e praticantes de confinamento no Brasil. Conheça mais da Assocon no portal www.assocon.com.br
O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos “produtores de milhões” que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 135 da NET, 105 da SKY, 112 da Claro TV (antiga Via Embratel), pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site ruralbr.com.br/canalrural.

Joshua Redman e Rumpilezz na Bahia, São Paulo e Belo Horizonte


Uma noite de fusão entre o jazz e a música brasileira – com essência afro-baiana – foi reservada pela Série TCA 2012-Ano XVII, com o encontro inédito entre o virtuoso saxofonista norte-americano Joshua Redman e a Orkestra Rumpilezz, uma das maiores inovações da música instrumental na Bahia dos últimos tempos, sob o comando do maestro e compositor Letieres Leite.


Esse projeto único é fruto de uma residência artística conjunta realizada durante uma semana na Bahia. Depois da grande estreia no Teatro Castro Alves, o concerto será apresentado no Recôncavo Jazz Festival, em Cachoeira, BA (dia23/08); SESC Pompeia, SP (25 e 26/08) e na Praça da Liberdade, Belo Horizonte, na Festa da Música (dia 28/08).

Católicos consternados com a notícia da morte do Bispo Emérito da Diocese de Marabá



Nota de Falecimento da Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Marabá

Faleceu hoje, por volta do meio dia, o bispo emérito da Diocese de Marabá, DOM JOSÉ FORALOSSO. Desde o dia 05 de junho do ano corrente, que Dom José se encontrava internado, no Hospital Regional de Marabá, em estado de co
ma, em consequência de um AVC e de um traumatismo craniano que sofreu em consequência da queda que teve no momento do derrame cerebral. Ele celebrava uma missa quando foi acometido pelo avc.Dom José era italiano e tinha 74 anos. Em razão da fragilidade de sua saúde, requereu ao Vaticano sua aposentadoria da Diocese um ano antes do prazo determinado. Pretendia cuidar melhor de sua saúde, o que foi entendido pelo Papa e antecedido seu afastamento antes de completar os 75 anos, data em que os bispos adquirem o direito de se Dom José assumiu como bispo de Marabá em 26 de fevereiro de 2000. Uma de suas características nos 12 anos como bispo, Opçõesfoi o respeito aos diferentes pensamentos e segmentos religiosos existentes na diocese. Não impôs sua maneira de pensar e nem perseguiu os que tinham posições e pensamentos diferentes dos A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Marabá lamenta a morte do bispo Dom José e presta solidariedade aos seus familiares e a todos e todas que fazem parte do rebanho do qual ele era

Marabá, 22 de agosto
Equipe da CPT da Diocese de Marabá.

Ministro dos Transportes detalha cronograma de obras prioritárias para o norte do país

Foto: Marisa Romão

Ministro dos Transportes detalha obra para o Centro-Norte


Parlamentares da Bancada do Pará, representantes do governo estadual, foram recebidos nesta tarde pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e sua equipe.

Foi detalhado às autoridade o cronograma de doze projetos de obras de infaraestrutura para os Estados do Pará, Tocantins e Maranhão, conforme resumiu a jornalista Marisa Romão. Confira a lista com comentários deste blogguer:

1-Sinalização Náutica (Foz de Marabá);
2- Derrocagem do Pedral do Lourenço (imprescindível para a continuação do Projeto ALPA/ALINE [Plant, da mineradora Vale);
3-Projeto Eclusa de Tucuruí (faltam adequações para sua viabilidade);
4- Projeto Eclusa HUE de Marabá (evitar um possível apagão no Sistema Elétrico Nacional);
5-Projeto Terminal Intermodal de Marabá (alternativa de escoamento da produção no Centro-Norte);
6- Ccnclusão da Eclusa do Lajeado (evitar um possível apagão no Sistema Elétrico Nacional e viabilizar uma política de redução de tarifas para equalizar o custo do consumidor residencial e industrial);
7- EVTEA Tocantins;
8- Dragagem e Manutenção;
9- Projeto Derrocagem (Trecho Marabá/Imperatriz);
10- Projeto Eclusa UHE - Serra Quebrada;
11- Projeto Eclusa de Estreito e
12- Projeto Básico p/ Sinalização Náutica (Trecho Marabá- Lajeado).

Sérgio Passos garantiu que sua pasta em parceria com a Vale, promoverão, em Brasilia, um Workshop, no dia 28 de setembro, com o objetivo de discutir com os parlamentares paraenses, o projeto definitivo da "Derrocagem do Pedral do Lourenço", prioridade zero do governo federal, mineradora e motivo de grande apreensão do setor empresarial e lideranças sociais do Sul do Pará.

Comentário do blog: Na semana passada, na mais nobre Sala do Corredor das Comissões da Câmara dos Deputados, teve início a estratégia política da oposição, leia-se: PSDB de Minas e do Pará, para pressionar o governo federal numa questão de interesse nacional: a atual legislação do setor mineral, a partir dos critérios do cálculo do Cfem,

Os governadores dos dois Estados, bem que tentaram mas acabaram cabisbaixos, ao convocar as respectivas Bancadas no Congresso Nacional para defender mudanças na atual legislação que regulamenta a mineração no país e testemunhar uma reunião esvaziada.

Na velocidade de um Super-Herói – Marcando presença relâmpago à reunião. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), farejou um grande "mico". A Sala estava vazia.

De olho na sucessão presidencial em 2014. O senador mineiro foi mais rápido que um Super-Herói em cartaz em Salas de "Cinema 3D". A velocidade foi digna de registro da nova edição do Livro dos Recordes.

Algumas rápidas palavras. Só isso! Nada mais.

Aécio não ficou no lugar nem meia hora. Alegou outro compromisso inadiável e "vazou".

Confira os detalhes na reportagem do Valor e tire as suas conclusões.

Julgamento do Mensalão no STF




















Após essa imagem é necessário escrever algo sobre o julgamento?

Agricultura discute cadeia produtiva de bovinocultura de corte

Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza hoje audiência pública sobre a cadeia produtiva de bovinocultura de corte. De acordo com o deputado Homero Pereira (PSD-MT), que solicitou a audiência, o objetivo do encontro é “debater democraticamente e de uma maneira transparente os gargalos e os pontos de conflitos” da cadeia para que se encontre um ponto de equilíbrio.

Foram convidados para participar da audiência:
- a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu (PSD-TO);
- o chefe do Departamento de Agroindústria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Jaldir Freire Lima;
- o gerente do Departamento de Acompanhamento e Gestão da Carteira do BNDES, André Gustavo Teixeira Mendes;
- o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Marques de Carvalho;
- o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumo Honda;
-o presidente do Grupo JBS S.A. – Friboi, Wesley Mendonça;
- o presidente da Frente Nacional da Pecuária, Francisco Maia;
- o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, Péricles Salazar; e
-o presidente do Frigorífico Marfrig Indústria, Comércio e Alimentos S/A, Marcos Antônio Molina.

A audiência pública será realizada às 14h30 no Plenário 6.

Adiada votação de destaques da MP que altera o novo Código Florestal - Agência Câmara de Notícias

Adiada votação de destaques da MP que altera o novo Código Florestal 

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 571/12, que complementa o novo Código Florestal (Lei 12.651/12), cancelou reunião que faria nesta tarde para iniciar a votação dos destaques ao texto do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC). Ao todo, foram apresentados 343 destaques.

Íntegra da proposta:

Vencedora de licitação aguarda prazo regulamentar para iniciar obras de recuperação da BR-155




















Val-Andr
é Mutran (Brasília) - A empresa Guizardi JR Construtora e Incorporadora Ltda. foi a vencedora da concorrência pública no 43/2012 da Superintendência do Pará/Amapá do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a recuperação da BR-155 no trecho entre Redenção e Marabá. Após a abertura dos envelopes em que outras 19 empresas concorriam, a construtora venceu com o menor preço no valor de R$ 54.292.926,44, para os três lotes em disputa.

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) manteve contato com o novo superintendente do Dnit, David Wilkerson que aguarda o prazo regulamentar de possíveis recursos para autorizarmos início das obras.

Toda a extensão da BR-155 encontra-se em péssimo estado de conservação. Segundo pesquisa anual da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) que faz um levantamento sobre o estado das rodovias federal em todo o país, listou o trecho da BR-155 de Eldorado dos Carajás a Rio Maria, no Sul do Pará, como o segundo pior trecho rodoviário do Brasil.

Quadro de preços