Casada
Milhas da Varig: troca por passagens tem de ser garantida, diz Procon-SP
Veja a reportagem em vídeo
Da Redação (Leia a matéria completa aqui)
A crise da Varig tem tirado o sono de funcionários, diretores da empresa e de integrantes do governo federal, que buscam uma saída para evitar um processo de falência.
Quem também está muito preocupado com a situação da Varig são os clientes da companhia aérea.
De mudança para os EUA em julho, o professor universitário Henrique Luiz Corrêa resolveu mudar os planos da família com medo da falência da empresa. "Nós estamos pensando em mudar a viagem, pois não temos certeza que a Varig vai honrar esse compromisso conosco em julho", disse.
Passageiro da Varig acelera troca de milhas
da Folha de S.Paulo, no Rio (Leia mais)
A Varig já vendeu cerca de 25 mil passagens para a Copa do Mundo na Alemanha, segundo o diretor de marketing da companhia, Faustino Pereira.
A polêmica sobre os rumos da companhia no futuro, especialmente em um ano em que milhares de brasileiros viajarão para acompanhar os jogos da seleção, levou a um aumento da procura por informações na central de atendimento do programa Smiles (fidelização de clientes com acúmulo de milhas).
A dúvida mais freqüente entre os consumidores refere-se às milhas acumuladas.
Segundo informações que circulam no setor de turismo, alguns consumidores têm procurado antecipar viagens e trocar milhas por bilhetes em vôos de outras companhias da Star Alliance (acordo comercial entre 16 empresas que abrange 139 países e 795 destinos) como forma de se precaver contra uma eventual interrupção das atividades da Varig, no caso dos vôos internacionais.
A empresa afirma que não trabalha com a hipótese de interrupção das atividades e não comenta alternativas de procedimento em caso de falência.
O Procon de São Paulo recomenda cautela e destaca que, se a situação da Varig se resolver, o consumidor pode ter feito apenas uma escolha apressada.
Para realizar um vôo para a América do Norte, o cliente do programa precisa acumular 50 mil milhas. O trecho pode ser feito pela Varig ou pela United Airlines, que também é membro da Star Alliance.
Viagens para a Europa exigem 70 mil milhas pela Varig e de 90 mil milhas se forem feitas em trechos executados pelas demais parceiras do acordo: como Frankfurt, pela Lufthansa, ou Lisboa, pela TAP.
No caso de uma eventual falência da Varig, a responsável por gerenciar a situação é a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Caberá a ela dizer qual o procedimento a ser adotado por clientes com passagens da companhia. A agência estuda o que fazer em relação ao programa de milhagem.
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Segundo texto publicado pela Cooperativa dos Garimpeiros invadida por adversários da atual diretoria no último domingo, 17. No mês de Abril ...
-
Val-André Mutran (Brasília) – A privatização da Vale do Rio Doce deixou um rastro de suspeição e até hoje é discutida na justiça. O que quas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário