Tese do impeachment ganha adesões no Congresso
Por Josias de Souza
Devagarinho, a pregação em favor do impeachment de Lula vai abandonando o ambiente restrito dos gabinetes para ecoar nas tribunas do Congresso. Nesta segunda-feira, dois senadores defenderam a abertura de processo contra o presidente pela prática de suposto crime de responsabilidade: Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Álvaro Dias (PSDB-PR).
ACM, que vinha fazendo coro com a maioria oposicionista contrária ao impeachment, parece ter mudado de idéia. Disse que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Sousa, só não incluiu Lula no rol de 40 indiciados ao STF por envolvimento no escândalo do mensalão “por gentileza”. “Mas eu não tenho obrigação de ser gentil”, afirmou o senador.
Para ACM, o processo de impeachment precisa ser proposto mesmo que não haja condições de apreciá-lo. “Por muito menos, por um Fiat Elba, o presidente Collor foi posto para fora”, disse ele.
Álvaro Dias também se valeu da denúncia do Ministério Público para defender o impeachment de Lula. Classificou de “exemplar” a ação do procurador Antonio Fernando. E disse que ela precisa gerar conseqüências também contra o presidente da República.
O presidente do PPS, Roberto Freire (PE) adiou para amanhã a reunião da Executiva do seu partido, que foi convocada com o propósito exclusivo de discutir o impeachment de Lula. Freire também acha que o processo contra o presidente deve ser aberto mesmo que seja apenas para ficar “registrado na história que um grupo de brasileiros não ficou passivo diante dos desmandos de Lula”.
O ministro Tarso Genro (Coordenação Política) disse que a pregação em torno do impeachment não leva desassossego ao governo. Referindo-se especificamente ao encontro da Executiva do PPS, ele declarou: "O governo não está preocupado com isso. Alguns setores acham que é golpismo político, mas acho que o PPS tem o direito de discutir. Acho que (um pedido de impeachment) não tem racionalidade jurídica nem política."
Não disse!
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Nas fotos a curtição na noite do último sábado, 6, na Boate Vitrine 403 de minha amiga Cila Quintino. Acompanhe os flashes: Foto1: (E) Eu, m...
-
A proposta discute o aumento salarial de PMs e Bombeiros Policiais Militares de todo o Brasil estão na expectativa de ver dobrar,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário