Arrependido, eu!?

Foto: ABr



















Do Blog do Noblat
De Lula sobre se não se arrepende de tentar expulsar jornalista americano, lembram?
Lula não se arrepende de ter tentado expulsar do país em 2004 o correspondente do New York Times, Larry Rother. Foi o que ele disse hoje ao blog depois de assinar a "Declaração de Chapultepec", que trata da liberdade de imprensa.
- Presidente, o senhor se arrepende de ter tentado expulsar o jornalista do New York Times - perguntou Leandro Colon, repórter do blog, enquanto Lula deixava o salão Leste do Palácio do Planalto, local do evento.
- Não - respondeu Lula.
- Não se arrepende mesmo? Por que? - insistiu o repórter.
- Não - limitou-se a repetir Lula.
Só para lembrar: em março de 2004, Larry Rother publicou uma reportagem no New York Times dizendo que Lula era uma "preocupação nacional" dado aos seus problemas com bebida alcóolica.
Irritado, Lula chegou a revogar o visto de Rother no Brasil.
Pressionado, voltou atrás.
Hoje, Lula assinou a "Declaração de Chapultepec", que nada mais é do que um documento sobre a liberdade de imprensa. A declaração foi aprovada em março de 1994, no Castelo de Chapultepec, no México.
Abaixo, alguns trechos dela:
"Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa. O exercício dessa não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo.
(...)
A criação de obstáculos ao livre fluxo informativo e as limitações ao livre exercício e movimentação dos jornalistas se opõem diretamente à liberdade de imprensa.
(...)
Os meios de comunicações e os jornalistas não devem ser objeto de discriminaçoes ou favores em função do que escrevam ou digam".

Comentários

Postagens mais visitadas