Amazônia: Quem se importa...

Alan Marques/Folha Imagem
...Certamente os aflitos familiares dos 155 passageiros e tripulantes que por alguma razão compraram o bilhete e trabalhavam na agora sabida fatídica partida de Manaus rumo a Brasília com escala final ao Rio de Janeiro pela Cia. Gol.
Espero que o milagre faça ombro em tempos de completa avacalhação das relações que nos fazem gente.
Explico: A tragédia que agora se anuncia desde a tarde de ontem, repete-se, com as devidas proporções, à um episódio ocorrido ha 17 anos atrás, depois que um Boeing da Cia. Varig, perdido na rota Marabá-Belém, que espatifou-se num pouso forçado, justamente na divisa entre o Pará e o vizinho Mato Grosso, em rota contrária ao que seria o normal.
Naquele que é considerado pelas autoridades da aviação, como uma das maiores barbaridades de todos os tempos da aviação comercial brasileira. O comandante da aerovane estaria - e depois soube-se, estava - bêbado!
Há quase 20 anos perdi para a imperícia de um incapaz, um dos primos mais queridos o qual tinha relação de amizade e querência. Naquele vôo, -e, de acordo com relatos de alguns sobreviventes, Marcos Mutran, meu primo, morreu agarrado à Bíblia rezando, mas, foi esmagado pela cadeiras de aeronaves que soltaram-se com a violência decorrente do pouso forçado.

Lembremos que as compamhias aéreas de capital nacional, são subsidiadas pelo governo. Desde o combustível, passando pelo overbooking.

Acidentes, no entanto, acontecem, claro, mas, diga você se pode o mundo, tentar confortar a perda dos que foram?

Acontece, ao contrário da propaganda de quem foi credenciado pelo governo, operar os pássaros de "asa dura" o hábito de danar a dizer que trata-se - no caso dos aviões - do mais seguro dos transportes disponíveis.

Pode até ser e parecer. Ontem mesmo, uma milionária pra lá de extravagante e com o espírito daquele personagem engraçado: o aparício. Pagou de seu próprio bolso, uma "voltinha" de US$ 20 milhões para ver se a Terra era mesmo redonda.

Ocorre, que uma coisa é a fatalidade posta e inexorável como fato, por si só. Algo, convenhamos, que nenhum ser humano portador de espírito dotado de sensibilidade, está preparado para coagir tal propaganda. A outra; é ao analisarmos os investimentos efetivados para a justa cobertura de monitoramento remoto de rotas das aeronaves que serpenteiam os céus amazônicos serem nada!

Dai a revolta. Apenas fica a constatação da sentença: O Sivam é mais uma sigla das outras siglas e apelidos de um Estado criminoso, safado e covarde!!

Pela lista de passagueiros já divulgada pela GOL (veja aqui), os passageiros do vôo desaparecido, aperta o coração de quem a lê.

Ao observar pelo passar de olhos: casais, três e até quatro pessoas com o mesmo sobrenome; ficando claro que era o avião de transporte de eleitores e alguns esparços turistas ou empresários rumo à Brasília!?

Até o momento não se sabe deles.

Peço a Nossa Senhora de Nazaré, que daqui a pouco será, por nós paraenses e católicos de todos os lugares reverenciada em mais uma procissão de Fé: a compaixão, caso o pior tenha ocorrido. Que a mãe de Cristo - minha mãe - conduza essas almas diante do Juízo Final e que todos sejam conduzidos a um lugar de PAZ.

Comentários

Postagens mais visitadas