Candidatos a deputado federal
Opinião e Notícia
Com o objetivo de dar continuidade à nossa série, listamos candidatos que estão em campanha para deputado federal, mas que têm dívidas com a Justiça e, principalmente, com a sociedade. São parlamentares que carregam suspeitas de atos ilícitos – seja na esfera administrativa, penal ou civil -, que sofreram denúncias ou que estão sob investigação. Já estamos incluindo na nossa lista aqueles que são acusados de envolvimento no escândalo das Sanguessugas.
A revista "Veja" – que também está procurando alertar os leitores/eleitores - publicou uma lista de 94 parlamentares sob investigação do Ministério Público ou que já foram denunciados ao Supremo Tribunal Federal, onde deverão ser julgados.
O STF é o único órgão que pode julgar deputados e senadores acusados de qualquer crime. No entanto, até hoje nenhum parlamentar foi condenado pelo Supremo. Ou os processos são arquivados, ou os réus são inocentados.
Alguns dos nomes que aparecem na lista são suspeitos de crimes dignos de bandidos comuns - estelionato, seqüestro, extorsão, formação de quadrilha, entre outros – que configuram crimes contra a Administração Pública, no caso. Entretanto, é importante ressaltar que alguns nomes aparecem associados a atos de improbidade administrativa, e que vale destacar que estes podem ou não ser considerados crimes. (Leia mais sobre isto aqui)
É comum e conhecida, historicamente, a luta de algumas pessoas públicas pela manutenção da sua vida política, sempre buscando se reeleger, pois dessa forma podem manter-se na condição do foro privilegiado. A maioria dos candidatos que se seguem está tentando a reeleição.*
O deputado Jader Barbalho, por exemplo – que já faz parte da história da corrupção nacional dos últimos vinte anos – é acusado de fraude administrativa enquanto comandava a Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). Vem se perpetuando em cargos políticos, e dessa forma mantém-se imune – e impune.
Se, a exemplo de Barbalho, outros parlamentares se perpetuarem em seus cargos, e assim mantiverem sua condição de foro privilegiado, a responsabilidade será dos eleitores, que vão decidir em outubro quem vai governar.
*Por decisão do Supremo Tribunal Federal, tomada em setembro do ano de 2005, passaram a não ter direito ao foro privilegiado ex-ocupantes de cargos públicos ou de mandatos eletivos acusados de atos de improbidade administrativa. Conforme explicou o relator, na ocasião, a decisão foi tomada com base no fato de a improbidade administrativa não ser de competência penal.
Nomes diferentes confundem eleitores
Lembramos que não faltam armadilhas para os eleitores. Toda atenção é necessária ao observar o nome do candidato em que se pretende votar. Muitos deles se apresentam de uma forma e aparecem com outra alcunha nas listas que os associam a ações criminosas.
São exemplos disso os deputados Nilton Capixaba (PTB – RO), Júnior Betão (PL-AC), Coronel Alves (PL-AP), João Grandão (PT-MS) e Nilton Baiano (PP-ES) que aparecem com esses nomes na lista dos investigados no escândalo das Sanguessugas mas no site do TSE são apresentados com seus nomes originais e pouco conhecidos do público - respectivamente, Nilton Balbino, Edilberto Afonso de Morais Junior, Armando Alves Junior, João Batista dos Santos e Nilton Gomes de Oliveira.
Abaixo, a nossa lista em ordem alfabética. Lembramos que a lista não está fechada - continuaremos a acrescentar nomes à medida que acharmos conveniente - e que estamos dispostos a aceitar a colaboração de nossos leitores que quiserem enviar-nos nomes de candidatos para investigarmos.
Seguiremos com a nossa série falando dos candidatos a governador e à Presidência da República, além da continuação do histórico da corrupção no Brasil.
A lista que se segue foi atualizada em 31 de agosto de 2006. Decidimos manter os nomes dos candidatos que desistiram de suas candidaturas, para que nossos leitores possam acompanhar o histórico de cada um. Confira os últimos links relacionados:
PFL libera quatro acusados pela CPI dos sanguessugas para as eleições
Levantamento feito pela Agência Brasil .
Candidatos com a letra A
Candidatos com a letra B
Candidatos com a letra C
Candidatos com a letra D
Candidatos com a letra E
Candidatos com a letra F
Candidatos com a letra G
Candidatos com a letra H
Candidatos com a letra I
Candidatos com a letra J
Candidatos com a letra L
Candidatos com a letra M
Candidatos com a letra N
Candidatos com a letra O
Candidatos com a letra P
Candidatos com a letra Q
Candidatos com a letra R
Candidatos com a letra S
Candidatos com a letra T
Candidatos com a letra V
Candidatos com a letra W
Candidatos com a letra Z
A maior desconfiança é para deputado federal
Acompanho fatos relevantes a partir de abordagem jornalística, isenta e independente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados
Veja como foi a sessão solene em Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré 2024, na Câmara dos Deputados A imagem peregrina da padroeira dos par...
-
Segundo texto publicado pela Cooperativa dos Garimpeiros invadida por adversários da atual diretoria no último domingo, 17. No mês de Abril ...
-
Val-André Mutran (Brasília) – A privatização da Vale do Rio Doce deixou um rastro de suspeição e até hoje é discutida na justiça. O que quas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário