Governo recua e dará aumento à servidores

O governo decidiu atender pedido dos servidores e, em vez de projetos de lei, vai enviar uma única medida provisória ao Congresso Nacional com os reajustes salariais acordados com mais 17 categorias do funcionalismo público federal, cerca de um milhão de servidores. A medida tem um motivo. A maior parte dos reajustes começa a ser paga ainda este mês e, por isso, há pressa em aprová-los. Além disso, é o primeiro passo do governo para uniformizar as tabelas dos servidores do Executivo.


A informação foi dada aos servidores na noite de quarta-feira, pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira. Na ocasião, ele apresentou uma prévia das tabelas salariais para o pessoal do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e da Seguridade Social, duas das maiores carreiras do Governo Federal. Somente o PGPE conta, atualmente, com quase 250 mil funcionários. Na Seguridade Social, são mais 220 mil servidores.
Os reajustes serão pagos em três parcelas: março deste ano, julho de 2009 e julho de 2010. Além disso, o governo confirmou a incorporação de algumas gratificações e de vantagens individuais ao vencimento básico. A proposta segue a linha dos acordos assinados com os servidores do Ministério da Cultura e do Incra. No caso das duas categorias, as tabelas também serão enviadas ao Congresso Nacional para aprovação dos parlamentares na mesma MP. A idéia inicial do governo era enviar o texto no próximo dia 14, mas com o adiamento da votação do orçamento, a data pode ser alterada.

Incra
A proposta a ser apresentada para os servidores não deve ser muito diferente do acordo assinado, quarta-feira, com os 6.089 ativos e 4.022 inativos do Incra. O aumento será escalonado em três parcelas, e de acordo com a classe e o padrão ocupados pelo servidor. Pelo termo, os servidores com cargos de nível superior em atividade receberão aumento entre 43% e 57%, até 2010. No caso dos servidores de nível intermediário, o reajuste será entre 32,4% e 46%. Já os inativos terão os benefícios reajustados em, no máximo, 30%. O acordo assinado prevê, ainda, que, em janeiro de 2009, uma das gratificações que hoje compõe a remuneração total do servidor (a gratificação fixa) seja incorporada ao vencimento básico.


O relatório final do orçamento para 2008 prevê R$ 3,4 bilhões para o reajuste de funcionários públicos, garantindo o benefício para 17 categorias de servidores que já têm acordos firmados com o governo ou já receberam uma proposta oficial. O número total de beneficiados pode chegar a um milhão. O valor inicial previsto, antes da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) era R$ 5,4 bilhões. Quanto aos militares, os valores ainda não estão definidos. Estudo feito no ano passado estabelecia um aumento até 34,99%. Mas, as últimas notícias indicam um índice linear (único) bem abaixo disso: 8%.

Comentários

Anônimo disse…
É impressionante como um aumento salário tão baixo tenha uma repercussão tão grande, isso sem ter sido publicado, pois essas categorias passaram 14 anos sem aumento, ficando sob pressão, colocados como mal servidores, onde na realidade são os que carregam nas costa o serviço público, pois para falarem dos servidores é necessário que se tenha respalde sobre a matéria. O Governo tem em mãos os servidores que são tido como marajás. Portanto quando se fala em aumento, procure ver outras categorias que são privilegiadas pelo governo. Saúde, Trabalho e Educação são os mais excluídos na questão governamental, bem como, desvalorizadas.
Anônimo disse…
É uma vergonha que esse governo tenha como presidente da república,brasilum ex-militante politico, um ex-grevista e sindicalista, um ex-trabalhador, um metalurgico que lutava pelos direitos da classe trabalhadora e agora não enxerga mais o que fazia antes... É uma vergonha perante à comunidade brasileira e até internacional, o que se fala e o que se faz no Brasil com os seus trabalhadores!
Anônimo disse…
Onde estão as prioridades sociais que o governo do PT prometeu ao povo brasileiro? Onde estão os compromissos sociais com o povo e o trabalhador brasileiro?
É isso que ogoverno do PT chama desamarrar algemas?
Anônimo disse…
Onde estão as prioridades sociais que o governo do PT prometeu ao povo brasileiro? Onde estão os compromissos sociais com o povo e o trabalhador brasileiro?
É isso que ogoverno do PT chama desamarrar algemas?
Anônimo disse…
queria saber se a ciencia e tecnologia esta dentro desse aumento ,obrigdo pq eu sou oposentdo do ipen
Sim anônimo. Serão 800 mil servidores públicos federais os beneficiados.
O presidente Lula já comunicou ao presidente da Câmara dos Deputados que o aumento virá através da edição de uma Medida Provisória que regulamentará como será o aumento.
O impasse é que deve ser incluído na mesma medida o aumento dos militares recentemente negociado com o ministro da Defesa e o Ministro do Planejamento com o aval do ministro da Fazenda.
Anônimo disse…
Muito obrigado Val andre,abraçao
Anônimo disse…
Eu queria saber qual a porsentagem de aumento que os funcionarios da ciencia e tecnologia vao receber e se vai comessar ja dia 1 de junho,obrigado
Celso. Não tenho esses detalhes. Que tal se você enviar um e-mail para o Ministério do Planejamento?
Talvez eles possam ajudá-lo.
Abs
Anônimo disse…
Eu estou praticamente perdido ,um fala uma coisa e outro sit fala outra ,na verdade ,quando que vai sair essa outra mp que da aumento para mais 300mil fucncionarios federais incrusive da ciencia e tecnologia,muito obrigado pela atençao
Anônimo das 10:18 PM. Se você tivesse o lido o blog posteriormente saberia que o desfecho desse aumento foi destrinchado reproduzindo a matéria do CB publicada no dia 27, portanto há dois dias!!!
Leia o post "Folha extra pagará reajuste do funcionalismo público federal".
Se tiveres com preguiça, cole esse link >>http://blogdovalmutran.blogspot.com/2008/05/folha-extra-pagar-reajuste-do.html<< ,no seu browser e pense como vais gastar o extra do aumento e quanto demorarás para receber o montante do acôrdo que o governo decidiu pagá-los em módicas e suaves prestações. Do jeito que êle, governo, gosta sempre de fazer para ferrá-los.

Engraçado que eu mesmo, apesar da pouca idade, saber que esse sindicato de vocês tá muito manço, não tá!?
Anônimo disse…
Depois do estrago que o Governo anterior cometeu a seus funcionários "preguiçosos" exigem agora do governo atual que conserte tudo ao mesmo tempo e à altura dos merecimentos.

Postagens mais visitadas