Um padre sábio

Política é coisa boa, assim como uma faca é coisa boa...




Neste último 25 de dezembro, manhã de Natal, uma das maiores celebridades da música e da literatura católica mundial, o sacerdote e professor universitário de comunicação social (PUC-RJ) Pe. Zezinho, scj, recebeu no apartamento do hotel em que estava hospedado por ocasião de um show que realizara na noite anterior, a equipe do programa político “Em Questão”. A entrevista concedida à Markus Mutran durou cerca de 50 minutos e ocupou todo o horário do telejornal de meio dia da TV Eldorado – SBT (Marabá), na ocasião intitulado “Aqui Agora Regional – Especial de Natal”

Pergunta: O jornalista Val-André Mutran enviou por e-mail, de Brasília, a seguinte pergunta para o senhor: A CNBB soltou uma nota no último sábado, recomendando que na homilia, (os sermões) das igrejas do último domingo, que os sacerdotes católicos esclarecessem aos fiéis, que o aumento salarial concedido pelos deputados e senadores de 91%, que aumentaria o salário deles para R$ 24.500,00, era uma prova de falta de solidariedade para com o povo brasileiro. Fale-nos sobre isso padre?

Resposta: Bom eu vou dar a doutrina da igreja, não só da CNBB, mas de nossas igrejas no mundo inteiro: Política é coisa boa, assim como uma faca é coisa boa, se você usar para enfiar na barriga dos outros você vira assassino, se usar para descascar a laranja ou cortar o pão você é um sujeito inteligente. Então política é boa, é bom que tenhamos políticos, precisamos deles para nos representar, para nos governarem, precisamos deles discutindo os problemas da nação, fazendo leis, precisamos da diferença de opinião porque isso equilibra um país e faz uma democracia. Quem precisa de hospital, creche, asilo, orfanato vai precisar da política, ela é boa. Mas às vezes quem entra lá não entra com boa intenção ou não vai com a consciência de que está servindo o povo e pensa demais em si e nas suas vantagens, ai ele desviou a política do seu verdadeiro objetivo. Política é coisa santa, a igreja já canonizou mais de quatrocentos santos, grandes reis, governantes, imperadores, papas, prefeitos. Santo Ambrósio era prefeito de Milão, e a igreja diz: “política santifica, é martírio, é lutar pelo povo”. E muitos foram mortos por fazer boa política, mas ai vem os outros, os aproveitadores, os despreparados que não são estadistas, os que só pensam em si vão fazer política para aumentar o seu capital, ai infelizmente a coisa é séria e a igreja tem que denunciar. A igreja não é contra os reis, ela é contra os maus reis, não é contra os imperadores, é contra os maus imperadores, ela é contra todo e qualquer ditador, ela é contra toda e qualquer ditadura, mas ela é também contra toda e qualquer democracia corrupta. E ai neste caso temos que denunciar sim, porque quando irrisoriamente se aumenta por uma quantia miserável o salário do funcionário público ou do operário, se faz isso então a igreja pede que denuncie e que nós tenhamos a coragem. Isso não quer dizer que nós estamos dizendo que o deputado não presta. Isso que eles fizeram, este pequeno grupo não presta! mas não vamos dizer que todos não prestam, existe gente boa que erra, pede desculpas e conserta. Foi um deslize, um escorregão terrível dos deputados que assinaram e que defenderam isso. Espero que eles se corrijam e não brinquem com a opinião pública brasileira, porque nós temos um poder chamado voto, e se nos provocarem nós temos a OAB, a CNBB e outros grupos que podem jogar o povo contra os senhores, e podem de uma maneira ou de outra "melar" os seus projetos políticos.

Comentários

Postagens mais visitadas