Não postarei o vídeo do enforcamento

Acabo de receber o vídeo - filmado por um celular - do enforcamento de Saddam Hussein. Não o postarei por razões humanitárias devido minha formação ética. Quem quiser vê-lo que o faça e não enviarei a ninguém por e-mail. Não insistam.

INTERNET MOSTRA IMAGENS DO ENFORCAMENTO DE SADDAM

Portal G1

Imagens mostram ex-ditador trocando insultos com executores.
Ele também foi mostrado enforcado, com os olhos abertos.

BAGDÁ (Reuters) - Novas imagens apareceram na Internet mostrando o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein sendo enforcado em Bagdá menos de 24 horas antes. As imagens mostram também os encarregados da execução trocando provocações com Saddam e seu corpo caindo pelo cadafalso. Ele também foi mostrado enforcado, com os olhos abertos.

Uma fonte próxima de clérigos sunitas locais que participaram do funeral neste domingo disseram que o local estava cheio e que os serviços começaram em Tikrit, antiga base de poder de Saddam, em uma mesquita construída pelo ex-líder nos anos 1980.

Veja também:

Infográfico: conheça a trajetória de Saddam Hussein
"Me ofereço em sacrifício": leia a carta de despedida do ditador
Entenda por que Saddam foi condenado à morte
Enquete: a condenação de Saddam foi justa? Vote aqui
William Waack: execução pode transformar Saddam em vítima
Veja vídeos sobre Saddam Hussein

O corpo, que chegou em um helicóptero militar dos Estados Unidos, foi levado depois para a vila de Awja e colocado em uma sala religiosa na presença de um pequeno grupo de autoridades locais e líderes tribais que foram importantes na subida de Saddam ao poder.

A televisão estatal mostrou seu caixão coberto com uma bandeira iraquiana e imagens das orações durante a cerimônia.

Mohammed al-Qaisi, governador da região de Salahaddin, disse à Reuters que participou do funeral, realizado às 3h05 (22h05 de sábado, no horário de Brasília) e durou cerca de 25 minutos. Ali al-Nida, chefe da tribo de Saddam, a Albu Nasir, também estava presente.

Uma fonte próxima da família de Saddam confirmou que seus restos foram enterrados em Awja, onde estão seus filhos, Uday e Qusay, mortos por tropas dos EUA em 2003, em um terreno familiar no cemitério local.

Tropas dos EUA e do Iraque vigiaram os eventos de perto, disse à Reuters uma fonte próxima dos clérigos sunitas.

Canais de televisão árabes transmitiram novas imagens de vídeo do enforcamento de Saddam, aparentemente feitas com câmera de baixa qualidade ou telefone celular por guardas ou por outras autoridades que estavam no local da execução, a partir de um ângulo diferente da televisão estatal iraquiana.

Um vídeo na Internet, que dura cerca de dois minutos e meio, mostra Saddam caindo enquanto recitava a declaração de fé muçulmana. Ele foi interrompido abruptamente no segundo verso: "Testemunho que Maomé..."

"VÁ PARA O INFERNO"

O novo vídeo mostra o ex-líder de 69 anos fazendo comentários e aparentando calma na forca. Depois, ele gritou frases políticas enquanto guardas mascarados o levavam para a câmara de execução, que costumava ser usada pelos seus próprios temidos serviços de segurança.

Em um momento uma voz grita "Moqtada, Moqtada, Moqtada", em referência ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, cujo pai foi assassinado, em 1999, provavelmente por agentes de Saddam. As palavras "vá para o inferno" também são ouvidas no vídeo.

Segundo o jornal The New York Times, um dos guardas gritou antes da execução: "Você nos destruiu. Você nos matou. Você nos fez viver em privação."

Saddam respondeu: "Eu salvei vocês da privação e da miséria e destruí seus inimigos, os persas e os americanos."

O guarda interrompe, dizendo "Que deus te amaldiçoe", segundo o jornal. Saddam responde "Que deus te amaldiçoe".

(Reportagem adicional de Claudia Parsons e Alastair Macdonald)



Comentários

Anônimo disse…
eu vi as imagens pela TV. Algum sádico imbecil mostrou...
Mesmo tendo sido quem foi, Sadam merecia uma morte digna, sem sensacionalismos. Ele foi interrompido por um imbecil no meio de sua prece. Até os ditadores devem ter seu momento de pedir perdão.
Val, que este ano nos conduza por corredores bem menos íngremes do que do ano passado.
Sigo para Fortaleza na Madrugada.
Espero poder te encontrar lá pelas bandas do Pará.
se não, até a volta.

te beijo

Taís Morais
Sou contra a pena de morte. Definitivamente cabe apenas a Deus esta prerrogativa.
A morte do facínora não resolverá o problema do Iraque e abrirá espaço para fanáticos como o presidente do Irã se consilidem na região, adiando um acordo de paz na região.
Viajo de madrugada para o Pará.
Qualquer coisa sobre o que conversamos você decida e me ligue.
Beijos

Postagens mais visitadas