Deputados petistas paraenses começam mal o mandato

Duas reportagens publicadas hoje no jornal Correio Braziliense desagradaram os deputados federais Zé Geraldo - presidente do partido no Estado do Pará - e Paulo Rocha - ex-líder do PT na Câmara - antes de ser pego como mensaleiro e que o levou à renunciar ao cargo.

Com a manchete de capa: "Doadores emplacam seus deputados nas comissões da Câmara" (assinantes clique aqui), o jornal denuncia que políticos (entre eles Zé Geraldo) que tiveram campanha financiada por empreiteiras, mineradoras e outras empresas garantiram vaga nas seções que definirão projetos de lei a serem votados. Nomeações atendem aos interesses de grupos econômicos.

O deputado Zé Geraldo sugeriu ao presidente Arlindo Chinaglia que tomasse uma atitude contra o jornal Correio Brasiliense.

Em outra matéria em página interna (Caderno Política, pág. 4) sob o título "PT tenta blindar aliados", o leitor lerá que o PT quer controlar a presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para evitar a reabertura de processo de cassação do deputado Paulo Rocha e outro deputado mineiro, Juvenil Alves, preso no final do ano passado pela PF em BH, apontado como componente de uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro.

Termina hoje o prazo estipulado pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para que os partidos políticos indiquem os deputados que vão ocupar os 15 cargos titulares e 15 suplentes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ainda não há, no entanto, data prevista para eleição do novo presidente do órgão. O novo presidente terá a missão de tornar o Conselho de Ética mais eficaz e ágil. Um conjunto de sugestões já foi elaborado por uma comissão interna do órgão. O conselho quer instrumentos semelhantes ao de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para convocar testemunhas, quebrar sigilos e estabelecer seus próprios prazos de investigação.

O resultado das indicações partidárias deve ser divulgado após as 18 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas