Dia histórico para garimpeiros

Vale cede e garimpeiros voltarão à explorar Serra Pelada
Fotos: Pedro Paulo
A Companhia Vale do Rio Doce assinou ontem na presença do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, uma carta de Compromisso devolvendo os cem hectares do Garimpo de Serra pelada à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), num dia considerado histórico pelos garimpeiros.

A exploração daquele que já foi o maior garimpo de ouro à céu aberto do mundo, localizado no sudeste do Pará, estava inativo desde 1992. A Vale, de acordo com o documento cuja anuência foi referendada pela autoridade mineral federal, o Departamento de Nacional de Produção Mineral (DNPM), cedeu direitos minerários à Coomigasp, que reúne 45 mil garimpeiros em seus quadros.

"No acordo a Vale explorará apenas calcário em 49 hectares por prazo indeterminado. Caso haja a ocorrência de outros minérios, estes pertencerão à Coomigasp", disse ao blog Raimundo Benigno, presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada.
A exploração não será manual, o novo projeto, apesar de mecanizado, deve atrair entre 60 e 70 mil garimpeiros para o antigo garimpo.
Empresas interessadas da China, Japão, Canadá e Estados Unidos já demonstraram interesse na exploração e emissários destas empresas já iniciaram conversações com diretores da Coomigasp.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
Depois de esgotar a jazida é fácil ser bonzinho.
Estima-se em 500 toneladas de ouro o maciço ainda a ser explorado, Ricardo. O Governo exigiu a exploração mecanizada, ou seja, dificilmente um gringo não leve a parada.
Infelizmente, Val, na área mineral não dá só prá se situar na estimativa. Tem que ter a porção real. Para isso ocorrer somente com pesquisa mineral. Por isso acho que esta ação é uma desobediência mineral à legislação.
Falou o especialista.
Grande abraço Jubal.

P.S.: A audiência pública vai sair e entreguei a documentação ao deputado Zequinha Marinho. Aguarde posição.

Postagens mais visitadas