Abdias José de Souza Júnior assume Basa

Nomeado novo presidente do Banco da Amazônia

Diário do Pará

Anúncio foi feito ontem à tarde pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega
Abdias José de Souza Júnior, ex-superintendente regional do Banco do Brasil no Pará, foi nomeado para assumir a presidência do Banco da Amazônia (Basa). A nomeação foi anunciada na tarde de ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que confirmou ainda os nomes de mais três presidentes de bancos públicos do país. Além da presidência do Basa, Mantega confirmou que os atuais presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil continuam à frente dos cargos. São, respectivamente: Antônio Francisco de Lima Neto, Maria Fernanda Ramos Coelho e Roberto Smith.

Segundo o ministro, o principal desafio dos bancos será “suprir a sua função de banco público e, ao mesmo tempo, ter um desempenho tão eficiente quanto o privado”. O ministro afirmou que, na conversa com sua equipe, reforçou a intenção do governo de fazer com que o setor financeiro seja competitivo. Nesse contexto, defende a função do banco público como importante estimulador do crédito e na tendência de redução do spread bancário - a diferença entre o juro pago pelo banco e o que é cobrado por ele ao consumidor.

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 22 anos, Abdias José nasceu em Brasília, tem 41 anos e é casado. Graduado em Ciência Sociais, tem pós-graduação em Comércio Exterior e dois MBA, em Marketing e Administração. Ele já trabalhou nos Estados de Goiás e Espírito Santos e também no Distrito Federal. No Pará, chegou em 2001. Atualmente, é gerente regional de varejo do Banco do Brasil no Estado. Abdias Júnior não quis comentar a nomeação para a presidência do Basa.

O Basa, através da Assessoria de Comunicação, na tarde de ontem, informou que o banco não havia sido notificado oficialmente a respeito da nomeação de Abdias Júnior, que substituirá Mânsio Lima Cordeiro na presidência do banco.

Comentários

Postagens mais visitadas