Senador quer novo Estado no Piauí

João Claudino defende criação do estado de Gurguéia
O senador João Claudino (PTB-PI) manifestou nesta quinta-feira (29), em Plenário, apoio à criação do estado de Gurguéia, a partir do desmembramento do estado do Piauí. A proposta está contida no Decreto Legislativo nº 439/94, que aguarda votação no Plenário da Câmara e, posteriormente, será encaminhado ao Senado.

João Claudino lembrou que a base econômica e a sustentabilidade sócio-espacial são essenciais para a viabilização de uma nova unidade federativa, frisando que o estado de Gurguéia tem esse potencial.

- Com o Gurguéia, mudaremos desse círculo vicioso para um círculo virtuoso. O centro das decisões ficará próximo ao problema - uma racionalidade administrativa - e o cidadão que vive na região se sentirá, e será, melhor atendido em suas necessidades - disse.

Quanto ao aspecto das finanças públicas, João Vicente Claudino explicou que, mesmo com o desmembramento, o Piauí continuaria com uma arrecadação equivalente a 98% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) atual.

- A diminuição do Fundo de Participação do Estado, motivado pela criação do estado de Gurguéia, andaria em conjunto com a diminuição da responsabilidade administrativo-financeira. O Piauí se tornaria um estado mais enxuto e integrado. O Gurguéia ainda seria maior que doze estados brasileiros, e o novo Piauí maior que sete - afirmou.

Paulo Sérgio Vasco / Repórter da Agência Senado

Comentários

Anônimo disse…
onde já se viu um estado do tamanho do Piaui ter de ser separado e o mesmo que dividir uma planta um fica com a planta eo outro com a terra o que vai acontecer com a planta sem a terra pois e assim que vai ficar o Estado se dividir o primo rico e o primo muito pobre
Que tal vc dar uma olhada na história da divisão do Goiás, anônimo?
Sua resposta estará atendida.
Obrigado pela visita.

Postagens mais visitadas