XV Encontro sobre o Corredor Centro Norte

Foto:Val-André Mutran















Foi aberto hoje em Brasília (DF), no Auditório Freitas Nobre, no Anexo IV da Câmara dos Deputados, o XV ENCONTRO SOBRE O CORREDOR CENTRO NORTE, promovido pela Agência Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte.

O Deputado Federal Giovanni Queiroz apoiou a realização do evento e disse que:
- O evento que ora se inicia é da mais alta relevância para o incremento da utilização racional e economicamente viável do Intermodal de Transporte no eixo Centro-Oeste – Norte brasileiro.

O Programa de Aceleração do Crescimento, lançado pelo Governo Federal, só será viável com a participação da iniciativa privada, aqui, muito bem representada.

Ao examinarmos o PAC, somente a retomada das obras das Eclusas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi contemplado. É pouco! Termos que incluir no PAC a conclusão da eclusa da Usina Hidrelétrica de Lageado, no Tocantins e garantirmos a inclusão das obras para a conclusão da hidrovia Teles-Pires-Tapajós.

A navegação dos rios-estradas no Eixo-Centro Norte, é fator de integração nacional e redutor do chamado "Custo Brasil". Apesar de estarmos separados pela Bacia do Xingu. A Teles-Pires é fundamental para o desenvolvimento do Oeste do Estado do Pará.

Essa Casa precisa aprovar o Projeto de Lei 3009/1997, do ex-senador Carlos Patrocínio que determina a construção de Eclusas em nova s Usinas Hidrelétricas e Barragens. Além de um fator econômico, é igualmente, correto do ponto de vista ambiental.

Temos ainda que trabalhar para construção de um Terminal Intermodal abrangendo a s três principais vias de transporte (hidrovia, ferrovia e rodovia) na cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Obra estratégica para o desenvolvimento da região norte.

Na medida em que se abrir as possibilidades de expansão da área de influência de Cuiabá, cujos fluxos de polarização tenderão a se intensificar em direção ao norte. As áreas de cultivo de grãos na região já impactam positivamente na economia do país e o avanço das obras da Ferrovia Norte-Sul e sua provável interface com a Estrada de Ferro Carajás.

Certamente, senhoras e senhores, os produtos brasileiros terão competitividade frente a outros mercados.

Desenha-se a implantação efetiva de novos Centros Regionais, incluso o fortalecimento do eixo Goiânia-Brasília, por exemplo, projetando sua área de influência sobre o Centro-Oeste e o Norte, disputando diretamente com Belém-Manaus e Santarém-Macapá.

Portanto, esperamos que o Seminário cumpra seu papel de divulgar e debater o avanço do Corredor e suas vantagens logísticas para o transporte de produtos entre as regiões Centro-Oeste e Norte, com integração aos demais corredores de exportação de comércio internacional.

Parabenizamos a coordenação do evento que chega a sua 15ª edição, contribuindo para o desenvolvimento da última fronteira agrícola do país: a região Norte.

Era o que tinha a dizer e Muito obrigado.


TEMAS ABORDADOS NO SEMINÁRIO

Novos empreendimentos
ABC INCO
COSIPAR
Usinas de álcool e biodiesel
Nova reservas de minério de ferro

O estado da ARTE da infra-estrutura do Corredor
Ferrovia Norte Sul
Licitação da sub-concessão da operação do trecho de Açailândia(MA) a Palmas(TO)
Ramal de Açailândia(MA) a Belém(PA)
Transporte de grãos e o terminal de Araguaina
Hidrovia Tocantins e Araguaia
Eclusas de Tucuruí, Lageado e Estreito
Transporte de minério de ferro e gusa no Rio Tocantins


O PAC para o Corredor Centro Norte
Complexo Portuário de Itaqui
O projeto do Terminal de Grãos (TEGRAN)
Novos investimentos no porto
Porto de Vila do Conde
Investimento em novo píer e dragagem

Rodovias que alimentam o corredor
BR 230 no Maranhão e a 158 no Mato Grosso

Adalberto Tokarski, gerente de desenvolvimento e regulação da navegação interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), apresentou uma sinopse de recursos e evoluação do Cerredor Centro Norte.

"A hidrovia Tocantins-Araguaia e seus avanços" foi o tema abordado pelo superintendente da Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (Ahitar), Josenir Nascimento.

"Navegação no tocantins, trecho Pedro Afonso (TO) - Estreito (MA)", foi a abordagem do ex-senador Carlos Patrocínio, atualmente Secretário de Representação do Estado do Tocantins.

"Transporte de minério de ferro gusa no Tocantins", foi apresentado pelo superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (Ahimor), Michel Dib Tachy.

"Produção de Biocombustível e grãos no Corredor Centro Norte", foi apresentado por Biramar Nunes de Lima, diretor do Departamento de Infra-Estrutura e Logística do Ministério da Agricultura.

"Armazéns estratégicos no Corredor", por Pedro Beskow, diretor de Operaçãos da Conab.

Projetos de Ramais da Ferrovia Norte Sul", por Gregório Rabelo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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