Fui as lágrimas hoje

Águas de passagem

(Ademir Braz) *

Retinem nos ouvidos
velhas pás e gritos:
há odor de diesel
nos óleos do ar.
Cúmplice do vento
ando junto às pedras
zanza no rio-tempo
meu menino olhar.

No azul do porto
sobe e desce gente
carregando frutos
úmidos de sol:
sobre ombros curvos
corre mel do cesto
escorre sal da pele
nos degraus do cais.

Farto de castanha
cambaleia o barco
acima do banzeiro
que o vento atiça;
geme a quilha tesa
a corda retinida
range como range
a carne sob os cestos
nos degraus do cais.

Retinem nos ouvidos
tantas pás e gritos
e já não há no ar
os mastros em delírio...
Só, desaba a rua
agora sobre as águas
que deságuam cio
nos degraus do cais.

* Ademir Braz, é o mais extraordinário poeta do Carajás. Advogado, jornalista. Um homem que só entendo como mestre, filósofo, humano...abduzido um dia qualquer

Comentários

Yúdice Andrade disse…
Caríssimo Val-André, notei que nos últimos dias deste um tempo na política e estás uma poesia só. Que bom, pois assim podemos conhecer um pouco da obra de poetas como Ademir Braz. Abraços em ti e no poeta.
Pois é, caro professor. Diante da enxurrada de denúncia contra algumas das maiores autoridades do país, que saíram das páginas políticas para os cadernos policiais; só mesmo com poesia posso manter minha sanidade diante de tanta insanidade.
Aguarda-se com muita expectativa o discurso que o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fará na Tribuna do Senado, defendendo-se das graves acusações publicadas na revista Veja, de seu envolvimento direto com a turma revelada com a Operação Navalha.
Ronaldo Giusti disse…
Tenho dito: Ademir Braz é, sem dever a ninguém, o maior poeta da região tocantina. Está entre os dez maiores poetas do Estado do Pará. Merece a posição de destaque que este blog lhe confere.
E fico muito feliz Giusti pelo fato de estar sendo homenageado nesses dias na UFPA. Um reconhecimento que, penso, muito lhe gratificará.
Abs

Postagens mais visitadas