Os 10 Mandamentos da cidadania

O programa é embasado em 10 mandamentos (já adaptados ao nosso país):

  1. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
    Solução: Nunca suborne nem aceite suborno!
  2. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos motoristas?
    Solução: Exija a nota fiscal em todas as suas compras!
  3. Você acha um absurdo a desordem causada pelos camelôs?
    Solução: Nunca compre nada deles! A maior parte de suas mercadorias são produtos roubados, falsificados ou sonegados. (Apesar do grande mercado informal que emprega grande parte de nosso país, este mandamento é uma verdade indiscutível).
  4. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
    Solução: Não compre e nem consuma drogas!
  5. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?
    Solução: Não o admire, repudie-o.
  6. Você acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?
    Solução: Nunca dê nada. Assistência social é obrigação do governo.
  7. Você acha um absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
    Solução: Só jogue o lixo no lixo.
  8. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?
    Solução: Não compre deles, nem que não assista ao evento.
  9. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?
    Solução: Nunca feche o cruzamento.
  10. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?
    Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.

Estamos passando por uma fase de falta de cidadania e patriotismo, aliás, nunca soubemos o que é cidadania e o patriotismo só aparece de quatro em quatro anos quando o país se embevece por causa de uma maldita bola. Precisamos mudar nosso comportamento para que possamos viver num país onde tenhamos orgulho de dizer: Eu sou brasileiro!

Ficando parado, você não contribui com nada; portanto não pode reclamar. Pratique os pontos com os quais você concordou e tente praticar também os que você não concordou. Vamos todos viver, ou pelo menos tentar viver, com ética.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
Meu amigo Val-André, me permitindo tal intimidade, ficou absurdamente perfeito. Se colocar o banner da blogagem de hoje fica irretocável. Grande abraço. te devo muitas geladas.
Somos brasileiros! Quanto a cerveja? Bem... Ela será bem-vinda amigo, como você sempre foi e será, por aqui.

Abs
Yúdice Andrade disse…
Caríssimo Val, acho que não te incomodarás se eu surrupiar o teu texto para o meu blog, com os devidos créditos, estou certo? Considero um dever de cidadania fazê-lo. Um abraço.
Ricardo Rayol disse…
Pois é, estava pensando em fazer o mesmo, copiar descaradamente.
Hehehehe. Fiquem a vontade!
Os 10 mandamentos da cidadania.

1. Você acha um absurdo à corrupção da polícia?

Solução: Melhore os salários dos policiais, melhore as condições de vida dos seus familiares, dê-lhes treinamento, modernize as tecnologias policiais, puna, exemplarmente, os infratores, somente coloque nas chefias, policiais competentes. Construa presídios dignos e mande prender os 2 milhões de bandidos soltos.


2. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos motoristas?

Solução: Construa estradas modernas com tecnologia de ponta e infra-estrutura de policiamento ostensivo, atendimento médico de emergência, controle de peso, fiscalização e manutenção competente, como era, por exemplo, nas décadas de cinqüenta, sessenta e setenta no Brasil nos tempos do DNER. Ladrões de cargas não teriam a menor chance numa estrutura de vergonha.

3. Você acha um absurdo à desordem causada pelos camelôs?

Solução: Modernize o país, re-ordenando, por exemplo, a organização territorial e político-administrativa do país, faça uma melhor gestão científica de suas riquezas e gere milhões de novos empregos no sentido de reduzir o subemprego e a informalidade. Apóie os vendedores ambulantes que têm vocação para empreender, dando-lhes treinamento, financiamento farto e barato, isento-os de qualquer carga tributária até um determinado tamanho e forneça-lhes a assistência técnica.



4. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?

Solução: Num país que tem empregos para os seus cidadãos e competência nas suas ações, como, nos itens 1, 2 e 3 acima, não haverá espaço para marginais. Erradique as favelas, construindo conjuntos habitacionais subsidiados para as populações de baixa renda.

5. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?

Solução: Modernize as leis brasileiras, enquadre e agilize o poder judiciário e modernize-o, faça um cerco aos bandidos do colarinho branco. Quando os pegar no flagrante delito, mande-os mofar na prisão, não os solte em hipótese nenhuma. Pare de colocar facilitadores nos órgãos de fiscalização e auditoria externa e interna.

6. Você acha um absurdo à quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?


Solução: Procure entender que os problemas sociais do país são frutos da má administração, dos desmandos e da incompetência e da péssima distribuição de renda, como já provado acima. Dê a sua contribuição para resolver os problemas econômicos, sociais e educativos do país e se encontrar alguma criança abandonada na rua, proteja-a, ajude-a e denuncie as autoridades omissas.

7. Você acha um absurdo que qualquer chuva alague a cidade?

Solução:Lixo nada tem haver com os alagamentos das cidades.É tudo mentira para encobrir a incompetência e a omissão dos irresponsáveis. O problema dos alagamentos está na não utilização de modernas técnicas de hidrologia urbana, que é diferente da hidrologia rural.
As cidades encobriram os acidentes geográficos com telhados e pavimentação, impossibilitando a infiltração das águas superficiais, invertendo a razão das águas infiltradas em relação às que escoam, de 7/8 por 1/8 para 1/8 e 7/8. Uma lei federal obrigando todos as residências e prédios do meio urbano, a instalarem sistemas de calhas coletoras, cisternas internas com filtragem, adutora e depósitos de águas pluviais nos baixios, resolveria esse problema definitivamente, além de armazenar bilhões de litros de águas pluviais que se precipitam todos os anos sobre as cidades e se misturam com as águas sujas das ruas. Os telhados são responsáveis por 60% de toda a água das chuvas que caem nos meios urbanos. Os outros 40% seriam resolvidos, tranqüilamente pelas galerias urbanas, que são dimensionadas para receber 40% e recebem 60% a mais. Daí, as enchentes.

8. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?

Solução: Cambista é fenômeno de país mal administrado e onde existe o desemprego em massa, uma péssima educação e onde cerca de 89% da população vive amontoada em 10 ou 20% do território, enquanto, os 10% restantes vivem abandonados à própria sorte nos vazios de 80 ou 90% do oeste do país.

9. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?

Solução: Ao melhorar as condições de vida das regiões abandonadas com a criação de pelo menos 14 novos Estados, haverá um sensível esvaziamento dos cancros metropolitanos e a humanização das cidades, num sistema que privilegie o transporte público e não o individual.

10. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?

Solução: Num país com uma administração moderna e dinâmica e educação de qualidade, como o que sugerimos acima, não haverá lugar para políticos corruptos e sem vergonhas. Quando aparecer um e não for severamente punido, a população educada o expulsará da vida pública.

Postagens mais visitadas