Ciências sociais em revista

Recebi o N.o 05 da Revista (livro) Sinais Sociais, publicada pelo Serviço Social do Comércio -- Sesc, por iniciativa de sua administração nacional.

A publicação lançada em maio de 2006 está em seu segundo ano, é quadrimestral, conseguindo chegar na 5.a edição com a alta qualidade de conteúdo a que se propos.

Formada por artigos de especialistas na área de ciências socias, a publicação tem como finalidade tornar-se um espaço de debate sobre as questões da contemporaneidade brasileira.

Li num fôlego os cinco ensaios das 146 páginas da publicação. Pela variedade dos temas abordados seria injustiça de minha parte eleger o melhor artigo. Como o conteúdo é rico, atual e de interesse público. Seria contraproducente destacá-los um a um, para a apreciação dos leitores.

Em editorial Antonio Oliveira Santos, Presidente do Conselho Nacional do SESC, destaca que: "Vive-se uma época de muitas perguntas à procura de respostas. Pode-se afirmar que as mudanças ocorridas nas últimas décadas obrigaram os produtores de conhecimento a rever paradigmas e chaves de pensamento. As formas de pensar demonstraram-se condutos inadequados à sua finalidade.
A leitura da produção científica contemporânea indica a pesquisa de respostas em sintonia com indagações antecedentes. Sabem os pensadores da contemporaneidade que suas reflexões são obras em aberto, suscetíveis de serem apenas aproximações pálidas do que intentam compreender. Entretanto, possuem a consciência da construção passo a passo, com avanços e recuos. Mais importante do que a verdade procurada é a busca sem esmorecimento. Se não existe o caminho, cabe ao caminhante fazê-lo.
(...)
Esperamos que tais exames sejam incorporados como referência ao processo de reflexão da academia e da sociedade, tão necessário em um país que se transforma numa velocidade maior do que a nossa capacidade de entendimento."

Leia todos os número da Revista Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas