Já vai tarde - morre líder supremo das Farc

O septuagenário líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, mais conhecido como Tirofijo, está morto, afirmou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos. A declaração foi feita à revista colombiana Semana. Santos explicou que a informação, obtida em relatórios de inteligência, está sendo comprovada. “A informação que temos é de que ele já se foi, e estamos corroborando”, disse o ministro, acrescentando que a morte teria ocorrido em março deste ano. “Deve estar no inferno.”

De acordo com a versão online da publicação colombiana, Santos afirmou que relatórios de inteligência apontam que o líder guerrilheiro foi vítima de um ataque cardíaco. Em janeiro deste ano, o Correio revelou com exclusividade que Marulanda estaria em fase terminal devido a um câncer, e as Farc já haviam começado o processo de escolha do sucessor. Guillermo Sáenz “Alfonso Cano”, integrante do Secretariado (órgão máximo da guerrilha), seria o substituto de Tirofijo, de 78 anos, segundo o ministro da Defesa da Colômbia.

A morte de Marulanda, fundador das Farc, já foi anunciada mais de 17 vezes nas últimas quatro décadas. Santos disse que ela ocorreu provavelmente em 26 de março. “Naquela época houve três bombardeios pesados onde se pensava que era o refúgio de Tirofijo. A guerrilha diz que ele sofreu ataque cardíaco. Não temos provas nem de um lado nem de outro”, afirmou o ministro. Santos argumentou que a notícia da morte de Marulanda partiu de uma fonte segura, a qual “nunca falhou”.

Comentários

Postagens mais visitadas