A saída é ampliar a cidadania conforme a característica de cada região

A reunião em São Felix do Xingu com a presença do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, a Governadora do Pará e o principal defensor da emancipação do Pará, é um fato tal ou mais importante que a simples assinatura de manjados protocolos de intenções de empresas que sugam o Pará e só deixam o ôsso para os vira-latas, tal é a penalização imposta pela Lei Kandir.

Naquela região que conheço quase que como a palma de minha mão, uma efetiva ação governamental com foco no establecimento da regularização fundiária, pacificará a relação homem branco x homem índígena.

Mais. A potencialidade da coleta extrativista da maior ocorrência de Jaborandi e Castanha-do- Pará em território paraense enseja a imediata verticalização de cooperativas para o seu benefiamento, que, aliada a produção de bovinos, cuja engorda nessa região desafia o entimento dos estudiosos, tal é a velocidade da mesma, podem ser dinamizados com uma rigorosa disciplina da concesão de exploração mineral, aliada à exploração turística do excepcional potencial da bacia do Xingu para a aprática da pesca esportiva e o turismo de aventura; essa, necessariamente carente de fomento do próprio governo.

As condições em que se encontram o quadro de funcionários da agência do Basa no lugar é indecente, apesar dos lucros auferidos ao tomadores de recursos do Fundo Constitucional liberado pelo banco. Daí a idéia de deter o desmatamento na região pela pura e irresponsável suspensão do crédito público.

O prefeito Denimar Rodrigues também avaliou a importência do encontro que reuniu uma concorrida platéia que sabe onde o calo e a mão pesada do Estado que um dia os chamou para lá ganharem a vida e agora mobiliza forças tarefas para tratá-los como Barrabás da natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas