Evo Morales: muy amigo

Apesar de pré-acordos firmados com a elaboração de uma minuta de tratado entre o governo boliviano e brasileiro há 15 dias com relação as instalações e - de maneira mais ampla- a presença da Petrobrás naquele país, eis que o presidente boliviano e ex-líder cocaleiro Evo Morales, ao contrário do que relata matéria abaixo, "não nacionalizou" os recursos petrolíferos e de gás natural do país, ele, através de decreto presidencial, na verdade expropriou todos os bens da companhia brasileira limitando-se a irformar que a partir de agora se a Petrobrás quiser, terá 18% do total dos valores arrecadados com suas operações naquele país, senão, que vá se queixar ao Papa. Leia mais abaixo:
Exército ocupa instalações da Petrobras na Bolívia
"O presidente Evo Morales, da Bolívia, nacionalizou nesta segunda-feira todos os recursos petrolíferos e de gás natural do país. O Exército ocupou os poços de petróleo e campos de exploração de gás, incluindo instalações da Petrobras, que controla cerca de 45% dos campos de extração e possui as duas maiores refinarias no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não teria conseguido demover seu colega boliviano da decisão de nacionalizar as reservas petrolíferas, convocou reunião de emergência para esta terça-feira para discutir a situação com a Petrobras."
Com um amigo desses Lula não precisa de mais nada:
Lula convoca reunião de emergência para discutir situação da Petrobras
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá manter com a direção da Petrobras nesta terça-feira uma reunião de emergência, em Brasília, para avaliar as conseqüências e as medidas a serem tomadas depois do anúncio de nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia.
Hoje, o Brasil é dependente do gás boliviano, de onde importa, através da Petrobras, cerca de 25 milhões de metros cúbicos diários do produto. A Petrobras Bolívia também abastece a Argentina."

Comentários

Postagens mais visitadas