No Congresso, só convidados

Acesso às dependências internas do Congresso será restrito a convidados e funcionários credenciados

No dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse do presidente e do vice-presidente da República, somente os funcionários da instituição que estiverem portando o crachá de identificação individual confeccionado pelas polícias da Câmara e do Senado especificamente para a solenidade terão acesso às dependências do Congresso. Da mesma forma, os cerca de 1200 convidados terão de apresentar os convites individuais e intransferíveis que receberam. A população só terá acesso à parte externa do Congresso Nacional.

A solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente José Alencar está marcada para as 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados. Entre os convidados estão ministros de Estado e de tribunais superiores, parlamentares, representantes do corpo diplomático, parentes e amigos dos dois empossados.

Neste ano, os convites serão confeccionados com código de barras, o que permitirá à equipe de recepção identificar o nome e o cargo do convidado, além do local de onde deverá acompanhar a cerimônia.Como no Plenário da Câmara não há lugar para todos os convidados, alguns assistirão a cerimônia no Salão Negro e no Plenário do Senado, por telões que transmitirão a cerimônia.

Trajeto

O itinerário da posse inicia-se às 14h, com o presidente Lula, o vice, José Alencar e suas respectivas esposas, Marisa Letícia e Mariza Gomes, partindo em carro aberto do Palácio do Planalto até à Catedral de Brasília, para assistir à missa celebrada especialmente para a ocasião. Em seguida, dirigem-se ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo. Após a posse, o presidente retorna ao Palácio do Planalto, onde irá colocar a faixa presidencial e fazer um discurso no Parlatório.

Para facilitar o cumprimento do trajeto da cerimônia e o trabalho da segurança durante a posse, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 14h. Somente poderão passar pela barreira policial os portadores de convites para a posse e os funcionários com o crachá específico para o evento. A população poderá seguir a pé até o gramado da Esplanada, a fim de acompanhar o percurso do carro presidencial e demais etapas da solenidade previstas para ocorrerem do lado de fora do Congresso Nacional. Quem estiver de carro, deverá estacionar seus veículos nos arredores dos ministérios.

Comentários

Postagens mais visitadas