Escândalo no Amapá

Macapá: Envergonhada, Indignada

Blog Repiquete no Meio do Mundo

A Operação Antídoto que levou à carceragem da Polícia Federal, médicos, ex-secretários, empresários, bioquímicos e outros funcionários públicos de funções importantes, envergonha, consterna e constrange a sociedade de um estado pequeno e que tanto precisa da contribuição de homens e mulheres que trabalhem por uma melhor qualidade de vida nesse estado ainda em formação.

Confesso que fico triste e constrangida com as cenas e com as notícias.

Confesso que me deu um nó na garganta ver o Dr. Abelardo Vaz, médico gabaritado, que como pediatra, cuidou de um dos meus filhos, chegar, nessa idade, algemado à Polícia Federal.
O crime de que todos são acusados, indigna. Não é só roubo do dinheiro público. É roubo do dinheiro público que era para ser usado na compra de medicamentos para a população, que precisa ser atendida na rede pública de saúde.

A falta de medicamentos mata, impede o amenizar da dor, constrange familiares de doentes a andar pelas ruas e gabinetes políticos pedindo medicamentos, como favor, como esmola.

Caos

A crise na saúde se arrasta há tempo. O que a Polícia Federal diz é o que a cidade comentava.
A eleição para o governo do estado em 2006, foi pautada pela crise na saúde. Mas apenas nos debates de uma emissora de televisão, nos programas político da oposição e na voz dos que estavam sofrendo nas unidades de saúde.

O resto fez cara de paisagem.
Lideranças políticas, grande parte da imprensa e os xerifes da sociedade. Alguns desses, com certeza, se beneficiando do dinheiro do esquema.
Saldo da omissão. O atual governo, que teve todos, eu disse todos, os seus secretários de saúde presos pela Polícia Federal, foi reeleito para mais quatro anos de “caos na saúde”.

Fraude bem planejada

O esquema para roubar o dinheiro da saúde foi montado logo no começo de 2003, quando da instalação do atual governo.

Uma palhaçada foi montada com o intuito de ludibriar a sociedade e acobertar o início do esquema - A CPI dos medicamentos vencidos.

Carretas desfilaram em Macapá, com faixas dizendo que eram "medicamentos vencidos no governo anterior". Num verdadeiro circo dos horrores.

O conteúdo das carretas já ia ser incinerado, quando o Ministério Público Estadual impediu a incineração dos medicamentos, numa ação rápida dos deputados Ruy Smith, Raldolfe Rodrigues e Jorge Souza.

E aí o MP descobriu que dentro das carretas o que existia era uma grande e criminosa fraude: Medicamentos não vencidos e instrumentos como termômetros e outros, necessários nas unidades de saúde.

A farsa era para que pudessem comprar tudo novamente. Em licitações dirigidas, com preços superfaturados e começando a praticar o que virou rotina: entregando só uma parte.

A pergunta que não quer calar é: E os mandantes? Os que indicaram as pessoas para os cargos? Os que participaram da partilha do dinheiro dos medicamentos?
Vão continuar fazendo cara de paisagem?

Bolado

Todos os ex-secretários de saúde do atual Governo do Amapá foram presos em operações da Polícia Federal. O hoje deputado Federal Sebastião Bala foi preso na Operação Pororoca, Uilton Tavares e Aberlado Alves na Antídoto.
Isso deixa qualquer povo bolado.

Comentários

Anônimo disse…
Pois é Val, a coisa está um nojo por aqui.

Postagens mais visitadas