Itamaraty apóia pleito contra pretensões da Cool Earth

Os Deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional
estiveram reunidos ontem no Palácio do Itamaraty com o secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, para tratar da veiculação, na mídia, de anúncios de compra de áreas na Amazônia por organizações não governamentais (ONG) estrangeiras. "A Amazônia é alvo freqüente de denúncias. Desta vez soubemos do projeto de uma agência americana que diz querer preservar a Bacia Amazônica angariando fundos de doadores. Vamos fazer o que for possível para impedir esse tipo de ajuda", explica a presidente da comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Trata-se da ONG Cool Earth que vem veiculando internacionalmente um projeto que propõe que os doadores patrocinem por 35 libras - cerca de R$ 140 - meio acre de terras, o que eqüivale a 2 mil metros quadrados de mata. Para os parlamentares essa ação é muito grave.

O secretário Samuel Pinheiro Guimarães, ao ser questionado sobre as ações do ministério, disse desconhecer o fato. Ele também negou que exista algum acordo internacional firmado pelo governo brasileiro sobre o tema.

"Para a nossa surpresa, o Itamaraty não tinha essas informações, mas já se prontificou a nos ajudar", disse Grazziotin.

Ficou acordado que deputados e representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vão se reunir para buscar soluções. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) explicou que os deputados estão atentos às propostas de internacionalização da Amazônia. "Temos que ser vigilantes e alertar o Itamaraty. Queremos punição para esse pessoal", acrescentou.

Redação do Blog e Ag. Câmara

Comentários

Anônimo disse…
Amigo Val Mutran,

Você sabe que a gente continua nessa luta para que nossos irmãos amazônidas compreendam o perigo que se corre. Mas, os que pensam e agem de maneira diferente dizem que enxergamos chifre em cabeça de cavalo. Mas, tenho certeza que não defendemos teorias conspiratórias, não. Vamos prosseguir marchando, liderando nosso exército de Brancaleone.

Jota Parente
Concordo amigo. Nem temos tempo para teorias conspiratórias, isso é coisa de desocupado!
Abs

Postagens mais visitadas