Sobretudo, um parceiro

Chávez não é perigo para região, diz Lula

KENNEDY ALENCAR
Folha de S. Paulo
5/6/2007

Presidente chamou venezuelano de "parceiro", mas ainda espera recuo da Venezuela em relação a críticas feitas ao Senado

"Não dou palpites nas políticas internas", diz Lula sobre caso RCTV; para ele, Brasil não tem razões para brigar com EUA ou Caracas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à rede britânica BBC que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é "um parceiro" e que Caracas não representa "um perigo à América Latina". Mas, segundo apurou a Folha, ainda aguarda um recuo do venezuelano para dar por encerrada a discussão sobre o fim da licença da rede oposicionista RCTV.
"Chávez tem suas razões para brigar com os EUA. E os EUA têm suas razões para brigar com a Venezuela. O Brasil não tem nenhuma razão para brigar com os EUA ou a Venezuela", disse Lula ao programa "Hard Talk", lembrando que o Brasil tem negócios importantes no país de Chávez.
Instigado diversas vezes pelo repórter da BBC, Stephen Sackur, a opinar sobre o caso da RCTV, cuja concessão chegou ao fim no último dia 27 e não foi renovada por Chávez, Lula afirmou: "Temos que aprender a respeitar a lógica legal de cada país. Não dou palpite nas políticas internas de nenhum país", afirmou o presidente -e acrescentou que no Brasil seu governo tem feito esforço "incomensurável" para garantir a liberdade de imprensa.
"Para mim, o senhor está tentando evitar fazer críticas a Chávez", insistiu o repórter britânico. Lula apenas sorriu.

Comentários

Postagens mais visitadas