Foi para a rua o responsável pelo atraso que fomos vítima no dia 21/07
Pane derruba chefe do Cindacta 4 |
|
Para Juniti Saito, coronel Carcavallo não teve pulso para resolver o problema
BRASÍLIA. A pane elétrica que deixou às escuras o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta-4), obrigando aviões que faziam vôos internacionais a retornar ao ponto de origem, na madrugada do último dia 21, derrubou o chefe do Cindacta 4, coronel Eduardo Antônio Carcavallo Filho. Sua demissão foi publicada ontem no Diário Oficial. Ele será substituído pelo coronel Carlos Eurico Peclat dos Santos.
A saída de Carcavallo, cuja promoção a brigadeiro era dada como certa, foi decidida na última sexta-feira pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e terá reflexos negativos na carreira do coronel. Para Saito, Carcavallo não teve pulso firme para evitar o problema, que é alvo de sindicância. Sem descartar a possibilidade de sabotagem, a Aeronáutica já concluiu que a pane foi causada por erros elementares na manutenção das instalações elétricas.
O Cindacta 4 é responsável pelos vôos que entram e saem do país com destino aos Estados Unidos e à América Central, além do tráfego nacional sobre a Amazônia.
Desde a colisão do Boeing da Gol com o jato Legacy, que matou 154 pessoas em 29 de setembro do ano passado, Carcavallo é o terceiro chefe de Cindacta a perder o cargo. O primeiro foi o coronel Lúcio Rivera, chefe do Cindacta 1, em Brasília, no fim de 2006. O mesmo ocorreu com o substituto de Rivera, o coronel Carlos Vuyk de Aquino.
FAB pode nomear só brigadeiros para Cindactas
A Força Aérea Brasileira (FAB) estuda nomear brigadeiros e não mais coronéis para a chefia dos Cindactas 1 e 4, dada a importância dos dois centros no controle do tráfego aéreo do país.
A pane elétrica em Manaus ocorreu às 23h15 no horário da capital amazonense. O fornecimento de energia ficou interrompido até a 1h32m, mas o controle aéreo por radar só foi retomado às 2h30 (horário de Manaus). Nesse período, os controladores tiveram de operar em situação de emergência, via rádio, valendo-se de informações sobre a velocidade dos aviões e dos ventos para calcular a posição de cada aeronave. |
3 comentários:
Essa pane derruba até avião no chão.
Como é que Saitu, que é irmão do Saieu, do Saieles, do Saivós, do Saemeles, podia ter pulso.
Cindacta 4, significa Sem os quatro dedos e Cindacta 1 é exclusivo o planalto, significa sem um dedo.
É anônimo, mas não era para ser asssim não.
O sistema tinha que ser integrado inclusive com a Rede do Sivam. Mas, como é Brasil, ninguém reclama e fica por isso mesmo.
Até a próxima tragédia. Nos veremos lá!
P.S.: E não tem essa de espero que não seja com niguém que conhecemos e amamos. Todos nós estamos numa fria.
Ja rezei muito nesses aviões. Quando entro num, faço pelo o sinal, rezo três ave marias e um pai nosso e entrego a alma ao Divino.
E agora, faço o mesmo quando saio de casa para ir ao comércio.Se escapar na rua quando chegar em casa os arrombadores já levaram tudo.
Tá um Deus nos acuda.
Postar um comentário