Personifique suas relações com o Mundo

A jornalista Cristina Moreno, supera, numa reflexão, considerações que devem ser levadas além do modismo que a blogosfera impõe. Sob o ponto de vista de comunicação on-line, em tempo real ela é, atuante.

Dá uma aula de uma matéria que não tem currículo nos cursos oficiais de Comunicação; que na mais revolução positiva, será absorvida, entendida, -e, transformada como efetivo fenômeno de comunicação nas vestustas searas da Academia.

Leiam o texto elucidativo de uma blogger que tempera, de maneira maestral a mistura da preocupação intelectual dos signos jornalisticos enquanto técnica, aliado ao incômodo despreparo da maioria daqueles priviligiados que já estão inseridos - e podem pagar - no mundo da comunicação virtual.

"Quem" desce sobe....

Sabes aquela música "eu ando pelo mundo prestando atenção em tudo..." ? Pois é, sou assim. Uma pessoa inquieta, que gosta de falar com as pessoas, mexer, brincar, se irritar, desafiar e ser desafiada(gosto mais desta última).

O computador facilita a nossa vida nisto também, digo, a www, porque trabalhamos diariamente com a máquina. Apesar de ter este blog, sinto-me incomodada em ficar esperando que alguém fale comigo. Que alguém dispense alguns minutos de seu tempo para falar sobre um post. Fazer críticas, elogios, sei lá, qualquer coisa, mas que exercite a mente. Que provoque a si mesmo. Gostaria de fazer algumas considerações aqui. Sem trauma. Nada pessoal. Mas nós, blogueiros, aqui do Pará, vivemos isolados em nossos blogs. São raras as vezes em que um blogger resolve sair de seu casulo, para prestigiar um post de blogger amigo. Eu ando em tudo quanto é blog. Falo com quase todos. É a minha natureza. O meu jeito de ser. O Marky Brito, do papachibé, tem vários registros que andei por lá: Oi?...Beijinhos! O CJK a mesma coisa: Oi? Beijinhos....E vou mexendo com o Juca, Mari, Pedro, Flanar(Oliver e FRJ), Toninho, Patrícia, Oscar, Yúdice, AB, Bia, Val, Lafayette, Marky, por aí vai. Todo tempo livre, estou nos blogs. E ainda falo com os comentaristas(ACM é um deles), vê se pode?

E é andando pelo mundo que eu percebo o quanto nos isolamos. Quando visito Clarice(México), a turma de São Paulo, Portugal...caramba, o povo se comunica de verdade. E quase todos bloggers. Um dá força para o outro. Quando o post é poesia, os comentaristas até citam outras peças. Fazem elogios, críticas, analisam rapidamente o post, e vão participando, agindo reciprocamente(interagindo). Todos os bloggers que vêm de fora quando me visitam, não perdem a viagem. E quando o blogger é mulher então...aí que a coisa fica complicada....é somos província mesmo!

A template de meu blog é espanhola. O Marky a mandou para mim. Aliás, mandou várias e escolhi esta. Complicou-me um pouco porque tem muito espaço e obriga-me a colocar pelo menos 10 posts. Faço isso diariamente. E vou jogando imagens, frases, poesias, informações diversas. Para todos os gostos. Impossível parar para fazer textos em cada um. Quando posso, faço um aqui, outro ali. Vou deixando um pouco de mim. Não é fácil, mas quem reconhece? Dá muito trabalho manter um blog e se dá. Os bloggers sabem disso.

Ainda estamos muito distante dos blogs. Você pode sair por aí e perguntar vi tal coisa no blog de fulano. Você ficou sabendo? Às vezes as pessoas nem sabem que existem blogs. No meio jornalístico são vários os profissionais que não utilizam os blogs como fonte de informação. Nem nunca entraram em um blog. Nunca comentaram. E nem sabem como fazê-lo. Os assessores de imprensa ainda não descobriram os blogs. Assim como os RP. Estamos tão isolados, que o único encontro de bloggers foi realizado na livraria Jinkings. Isso em março deste ano.

Você acha que ser um "bom" blogger é aquele que fica esperando comentários? Ou que se contenta com o número de visitantes? Acho que o "bom" blogger é aquele que está interagindo também com os outros bloggers. Permanentemente. Diariamente. Uma palavra aqui, outra ali. Semana passada levantei esta questão. Só o Val entrou para perguntar sobre a audiência. Foi o único. E a pesquisa eu trouxe de um blog espanhol, onde os blogs estão 100% fortalecidos. Vou fazer um twitter pra mim, um microblog. Isolei a questão texto, como a informação. Estou falando de interação entre bloggers. Já fiz homenagem à bloggers que nem sequer agradeceram ou disseram um olá. Penso sempre em Brasil. É o meu argumento.

Acho que devo ter fama de "louca", por andar por aí...mexendo com todos nos blogs. Não me importo. Sou formada em Comunicação Social. E acho que não é à toa. Como também eu acho que isto que estou escrevendo aqui ninguém vai ler.

O título deste post é proposital. Se você desce a template, você subirá...aí você segue a ordem correta dos posts. Pelo menos eu faço isso nos blogs. É isso!

Comentários

Você, Cris é uma blogueira completa. Inquieta, participativa, desafiadora, carinhosa. Tudo ao mesmo tempo.

Um dos problemas que acho que nós blogueiros encontramos é comentar sobre assuntos que não entendemos.

Os blogs falam de tantos assuntos complexos que fica difícil comentar os posts.

Então, entramos aqui e ali para comentar sobre os assuntos que estamos mais familiarizados.

Você tem razão quando alega a falta de uma maior interatividade, com o que concordo.Eu mesmo, que tenho o seu mesmo estilo, ando meio arredio. São fases que passamos. Às vezes estamos mais atuantes, as vezes mais quietos.

Mas, considero a comunidade de blogs amazônicos num nível de bom para excelente.

Acho que ainda vai crescer muito. Parabéns pelo texto desafiador.
A Cris é nota 10 Roberto. Quando ela ler o seu comentário, acredito que ficara ainda mais feliz.
morenocris disse…
Oi Roberto. Obrigada pelas palavras.

O nível de nossos blogs é bom. Mas fala da interatividade entre nós. Não vejo e não sinto. Agora, vá passear nos blogs de fora do país. Você ficará surpreso!

Veja, nós estamos aqui, falando sobre isso. Você sabe com quantas pessoas conversei sobre o post? Duas. O Val e Francisco Rocha Júnior. Além, é claro, de Laura, de Espanha.

Quanta interatividade, não?

Beijinhos. Obrigada mais uma vez.
morenocris disse…
"falo" - consertando!

Postagens mais visitadas