Câmara punirá mau uso da Caixa Postal Eletrônica

Cenin alerta contra mau uso do e-mail

O Centro de Informática alerta os usuários sobre o MAU USO do Correio eletrônico da Câmara dos Deputados. O alerta tem o objetivo de evitar que o mau uso do serviço de correio eletrônico venha a provocar, entre outras medidas cabíveis, o bloqueio da caixa postal do usuário.

Uma das formas de mau uso do correio eletrônico é o repasse de listas de endereços dos usuários do serviço de correio eletrônico da Câmara para usuários externos. Essa prática, por ser proibida pela Portaria 96/2004, pode causar o bloqueio da caixa postal e até mesmo um processo administrativo.

Segundo a Portaria 96/2004, que disciplina o uso do correio eletrônico no âmbito da Câmara dos Deputados, é proibido o envio e armazenamento de mensagens contendo oferta de produtos ou serviços, material obsceno, anúncios publicitários, listas de endereços eletrônicos dos usuários do serviço de correio eletrônico, mensagens enganosas (correntes), entre outras.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) esclarece que o SPAM (envio de mensagens não solicitadas para um grande número de usuários) é uma prática ruim, pois lota as caixas postais de mensagens indesejadas, demanda precioso tempo e reduz a produtividade das pessoas. O CGI classifica os principais tipos de SPAM em:

Correntes: O texto pede para o usuário repassar a mensagem um determinado número de vezes ou para todos os amigos. O texto utiliza métodos de engenharia social para convencer o usuário a não quebrar a corrente.

Propagandas: As mensagens com publicidade podem envolver produtos, serviços, pessoas, sites, etc. Algumas mensagens oferecem produtos que não existem e serviços que nunca serão entregues. Esse tipo de propaganda não é aceitável, uma vez que é perfeitamente possível fazer marketing na Internet sem fazer SPAM.

Boatos (hoaxes): São parecidos com as correntes. A diferença entre correntes e boatos está no conteúdo. Os boatos geralmente contam histórias alarmantes e falsas, sensibilizando o usuário a repassar a mensagem. Os mais comuns são os difamatórios (denigrem empresas ou produtos, prometem brindes ou falam dos riscos que determinado componente da fórmula do produto causa à saúde e os filantrópicos (contam histórias de crianças doentes, usando as tragédias e as catástrofes naturais como argumentos para pedir ajuda em dinheiro, que não será repassada às reais vítimas. Um boato famoso é o que fala sobre o Roubo da Amazônia (http://www.quatrocantos.com/lendas/27_amazonia.htm).

Lendas urbanas: São as histórias disseminadas na Internet, sejam elas tristes, alegres, assustadoras ou misteriosas. Podem ser confundidas com os boatos, mas, diferem, principalmente, pelas justificativas utilizadas para atrair a atenção do usuário, conferindo veracidade aos relatos. Alguns exemplos são: "Aconteceu com o primo do amigo do meu pai...", "Quem está no hospital é o sobrinho do primo da esposa do meu amigo". Um exemplo de lenda urbana é o caso da cobra encontrada na piscina de bolinhas de uma lanchonete (http://www.quatrocantos.com/lendas/192a_cobra_na_piscina.htm).

Fonte: antispam.br (site mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil)

Fonte: Centro de Informática - Cenin
Câmara dos Deputados

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