Descobrir das atuais reservas contesta os garimpeiros




Um dos primeiros geólogos a percorrer a região antes e depois do conflito, o descobridor das reservas de ferro atualmente exploradas pela Vale, Breno Augusto dos Santos não vê fundamento na versão difundida pelos líderes garimpeiros. Afirma que foi ele mesmo quem se encarregou de requerer, em outubro de 1967, para a Meridional, na época subsidiária da americana United Satates Steel, a concessão para exploração de minério nas terras onde mais tarde seria descoberto também o veio de ouro.

- Parece uma das tantas mentiras que envolvem a história de Serra Pelada. Se de fato houve esse requerimento em 1969 ele deve ter sido indeferido, sem obtenção de alvará, por envolver área já requerida - diz o geólogo.

Valor histórico

A procuradora do DNPM, Ana Sallet Gulli, diz que uma eventual relação entre o garimpo e a guerrilha teria valor histórico, mas nenhum reflexo jurídico sobre a concessão que hoje, legal e legitimamente, pertence a Vale. A própria empresa, depois de uma longa pendenga com as entidades que representam os cerca de 50 mil garimpeiros, abriu mão da área para o governo.

O projeto deve sair do papel dentro de um ano, mas já está decidido que a exploração, embora sob a coordenação das entidades, será mecânica e não mais manual. Compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os garimpeiros, a reabertura de Serra Pelada é um tema controverso até mesmo entre geólogos do DNPM . As pesquisas e análises de solo feitos pela Vale, apontam que haveriam ainda cerca de 50 toneladas de ouro, um potencial avaliado em cerca de R$ 2 bilhões.

Comentários

Unknown disse…
Mestre, um Feliz Natal e um 2008 cheio de realizações e sucessos prá vc, Dona Lúcia e as crianças.

( e que nos encontremos, finalmente, no ano que vem, pô!)

Abraços
Mesmo não tendo nos encontrado pesoalmente, o que não passa de um mero detalhe, foi um ano de debates e avanços, acredito.

Farei até um pequeno resumo do que considero relevante neste quase superado 2007.

Muito obrigado pela mensagem e que tudo dê certo para você e sua família em 2008.

Postagens mais visitadas