A mais ordinária administração petista...

... é no Pará e o mestre da obra chama-se Álvaro Brito Xavier, um exemplo de como não deve ser um Prefeito.

O Liberal

Promotoria denuncia prefeito de Conceição do Araguaia por nepotismo

O prefeito do município de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier, foi denunciado à Justiça por prática de nepotismo. Ele mantém 14 parentes seus, de sua esposa e de secretários na administração municipal, alguns como secretários ou em outros cargos do primeiro escalão ou funções menores. O Ministério Público do Estado ajuizou ação civil pública denunciando o gestor municipal pelo crime de improbidade administrativa e requer a demissão de todos os familiares do prefeito, por meio de medida liminar, que será analisada pelo juiz da comarca local.

A ação é resultado de inquérito civil instaurado no início deste ano pelas promotoras Jane Cleide Souza e Lílian Viana Freire, constatando as irregularidades. Durante a apuração, as promotoras confirmaram as contratações da esposa do prefeito, Maria de Fátima Cruz Xavier, como secretária de Ação Social; do cunhado Pedro Cruz Neto (irmão da esposa), como procurador-geral do município; da cunhada Carmélia Vieira Cruz Almeida (irmã da esposa), para o cargo de assistente social lotada na Secretaria de Assistência Social; de Luciana do Socorro Lima Farias, filha do secretário de Governo Edvarde Gomes de Farias, que exerce a função de auxiliar de gestão na Farmácia Popular do Brasil; de Keidemaria Luiza de Oliveira Medeiros, lotada na secretaria da Escola Municipal Atiorô. Ela é irmã da secretária de Educação do município, Cléia Maria de Oliveira.


Também foram contratados Viviane de Oliveira Silva, filha de Cléia Maria de Oliveira, lotada como funcionária temporária na Escola Atiorô; Maria de Fátima Costa Marinho, que dirige a mesma escola, e é esposa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jader Gefferson Andrade Gomes; Vandely Pereira de Sousa, irmã do secretário de Governo Edivarde Farias, lotada na Secretaria de Educação; Valdemir Gomes de Farias, que exerce cargo de professor temporário e também é irmão do secretário de Governo; Terezinha de Pinho Mourão, esposa do secretário de Administração, Marcos Pires Mourão, lotada na Secretaria de Educação; Amarilda Costa Cruz, outra cunhada da esposa do prefeito.


A lista de parentes contratados não pára por aí. Maria Neusa Teodoro Borges, outra funcionária da prefeitura, é mãe do vereador Diego Rogério Teodoro Borges. Ele tem cargo comissionado de assessora técnica na Secretaria de Governo. Manoel Cunha da Silva é pai do Ary César Coelho Luz e tem contrato temporário, exercendo a função de topógrafo no Departamento Municipal de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, e a secretária de Educação, Cléia Maria de Oliveira, também é irmã do vereador Riramar Basílio Sobrinho.

DENÚNCIA

As promotoras denunciam que, além de atentar contra os princípios constitucionais, a conduta do prefeito fere a Lei Municipal nº 838, de 25 de março de 2003, que veda a prática de nepotismo. A lei municipal dispõe sobre a publicação da relação mensal de servidores municipais e critérios para ocupação de cargos no município e que cargos e funções de confiança serão exercidas, preferencialmente, por servidores ocupantes de cargos de carreira técnica ou profissional e ainda quais os cargos em comissão que não poderão ser ocupados por cônjuges ou companheiros e parentes consangüíneos, afins ou por adoção, até o segundo grau, do prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários ou titulares de cargos equiparados, na administração direta do Poder Executivo e do Legislativo Municipal.


O pedido de liminar, o Ministério Público requer a exoneração, no prazo de 15 dias, de todos os familiares do prefeito, secretários e vereadores de Conceição do Araguaia. Em caso de desobediência, as promotoras pedem a instituição de multa diária de R$ 3 mil. (A. B.)

--------------------

Nenhuma novidade. O blog cantou a bola há exatos um ano atrás.

Comentários

Ricardo Rayol disse…
e eu achando que ia desancar a governadora... pelo jeito a coisa deu filhote.

Postagens mais visitadas