Lula espera pedido de demissão





Tânia Monteiro e Leonêncio Nossa, BRASÍLIA

Auxiliares próximos da ministra da Igualdade Racial afirmam que ela pode anunciar saída do cargo ainda hoje


A situação da ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, suspeita de uso irregular do cartão de crédito corporativo da Presidência, é insustentável, segundo dois ministros ouvidos ontem pelo Estado. Eles disseram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende demitir a ministra, mas aguarda seu pedido de demissão. A demora de Matilde em dar explicações sobre os gastos é considerada um agravante. A avaliação é de que, sem deixar o cargo - o que é considerado um desfecho praticamente irreversível -, ela alimenta uma crise que constrange todo o governo.


Apesar do desgaste e da pressão por sua saída, Matilde despachou durante todo o dia de ontem na secretaria. Segundo sua assessoria de imprensa, ela cumprirá agenda normal hoje, também com despachos internos. Mas auxiliares próximos afirmam que a ministra pode anunciar sua demissão até o fim do dia.
-------------------------
Atualizando:
Não é mais ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Ela acaba de pedir demissão nesta sexta-feira (1o), admitiu que errou ao ter gasto R$ 171 mil em 2007 com o cartão corporativo do governo federal. Ela disse, entretanto, que foi induzida ao erro. A ministra também anunciou a saída de dois funcionários e insinuou ter sido vítima de preconceito.

Comentários

Anônimo disse…
Ora, com tanto dinheiro empregado em cartões corporativos como é que pode sobrar para conceder aumento ao servidor público que não tem bolsa-família, vale gás, e etc?
Essa ex-Ministra é mais uma das figuras incompetentes do nosso governo. Racismo, indução, inocência? Coitada, é muita falta de compromisso com o país,isso sim!
LUCIA PINHEIRO
Se o dinheiro é público a forma como ele é gasto tem que ser com transparência total e aberto ao conhecimento público de forma irrestrita.
Alguns dos nobres fiscalizadores são os primeiros a armarem a locupletação do mesmo com a certeza da impunidade.
Esse país tem que mudar muito ainda para termos pelo menos a sensação de que vivemos numa democracia.

Postagens mais visitadas