O Mercado de Capitais e o desenvolvimento do Brasil

Foto: Arquivo








(E) O lendário Bernardo Sayão explica à JK (D) como estava os andamentos das obras da Belém-Brasília.

O blog disponibiliza para os seus leitores a íntegra do áudio e texto da palestra do ex-presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em janeiro de 1971 a empresários e executivos de Minas Gerais.

JK, cujo governo registrou o maior crescimento industrial de toda a nossa história, afirma nesse discurso que o mercado de capitais é a forma mais consistente de um país alavancar seu desenvolvimento. O ex-presidente compara a história do Brasil com a dos Estados Unidos e ressalta que os americanos souberam progredir exatamente porque sempre tiveram um mercado de capitais forte, capaz ao mesmo tempo de estimular a poupança interna e financiar o setor produtivo.

A cobiça de banqueiros americanos levou recentemente o mercado global a uma das piores crises após o fim da 2.a Guerra Mundial. Empréstimos temerários no chamado sub-prime para o financiamento imobiliário sem garantias reais já torraram quase US$ 1 trilhão de dólares mundo afora, ameaçando o crescimento global da economia.

Vejam a lucidez de JK, ouçam sua voz e conheçam um pouco da história do mercado de capitais. Como surgiu Wall Street, dentre outras informações históricas.

O resgate é uma homenagem da Bovespa à JK, um político que efetivamente tinha uma agenda de desenvolvimento para o País, um sonhador capaz de transformar seus sonhos em realidade.

Para baixar o aúdio clique aqui>>

Para ler o texto entre aqui>>

Para ouvir a palestra clique no player abaixo:

Comentários

Anônimo disse…
Trata-se de um texto bastante esclarecedor sobre o mercado de capitais, desde seu surgimento, denotando a grande importância para o desenvolvimento de países. Com relação ao posicionamento de JK, este fabuloso Politico, que disse não ter prática, mas que atraves de sua visão empreendedora deixou o Brasil um pais melhor. Um país ótimo de se viver, pois com todos os atrasos sofridos, não deixa de ser grande e respeitado.
Foi um homem extraordinário. Dificilmente teremos outro igual para dirigir este país.

Postagens mais visitadas