O notável Bach

Gosto não se discute e o meu está consolidado. Johann Sebastian Bach é o maior de todos os tempos.

O conjunto da obra monumental de Bach (pronuncia-se Bár) é mais conhecido pelas composições para órgão, sentença que não passa de um grande engano de definição de seus detratores.

Músicos avançados prestam-lhe homenagens seguidas à medida que defrontam-se com a maestria por ele proposto na maneira de compor.

Bach virou, literalmente, de ponto à cabeça a lógica de composição de sua época ao estabelecer um sem número de caminhos e possibilidades para uma das mais intrincadas artes técnicas de execução musical: a fuga.

Ao dominar a fuga, demonstrando que o até então arremedo de improvisação podia e deveria ter uma lógica sonora, como depois ficou comprovado, Bach sobrepou-se aos contemporâneos postando-se anos-luz à frente. É moderno até hoje. Arrisco-me que o visionário sempre o será.

Se o leitor gosta de samba e reconhece na Bateria da Escola de Samba Padre Miguel a melhor de todas ao assombrar o mundo há sete anos atrás introduzindo uma virada rítmica caindo para o funk; não fique assustado, isso não é nada além do talento de mestre de Bateria que bebeu em Bach.

O genial contrapontista inspirado. Monstro sagrado que revolucionou o canto coral e desconstruiu o dogma que imperava no início dos anos 1700, em pleno início do século 18, reconstruindo os pilares da forma e método de compor, felizmente tem sua obra praticamente toda gravada.

Segue Bach...

Aqui os amigos (as) poderão ouvir uma aula de fuga (Suite No 3, BWV 1009 in C maior - VI Gigue, para Cello). Ouçam.


Mas o que comove nesse homem que perdeu a mãe aos 9 anos e o pai um ano depois, é a inarredável decisão pela música, que revelou-nos um espírito inspirado e transgressor da ordem de então.

O blog recomenda a audição, digamos, de um tira-gosto nesse sabadão: o (Prelúdio da Suite No 1, BWV 1007 in G maior, para Cello). Uma aula de contraponto.


Aos interessados, basta enviar um e-mail para valmutran@gmail.com que disponibilizarei aos amigos o divino CD "Bach J.S. - 3 suites for cello solo BWV 1007-1009", obra completa, de modo à iniciarmos um resgate à obra do gênio, simplesmente outrora e eternamente conhecido como: Bach.

Comentários

morenocris disse…
Perfeito. Perfeito. Perfeito, Val.

Ai meu Deus. Nem acredito ....

Vou levar para o blog.

Beijos.

Sobre o filme tb.

:)
Cris,
Que bom que gostou. Mas, não poderia ser diferente, tratando-se de você. Uma criatura maravilhosa e que transborda sensibilidade.
Estou imerso na obra de Bach e terminando a escrita de ensaio sobre a moderna música francesa.
Amanhã. enquanto aguardamos o Fla x Bota, e se não chover, visto que quero assar uma picanha e um chouriço à moda espanhola, acho que darei conta do serviço para deleite de leitores como você.
Bjs e um domigão daqueles prá você.
morenocris disse…
Obrigada, Val. Eu também reconheço a sua "sensibilidade" e que você é expert na cozinha, também.

Bom domingo!

Beijos, Val.
Fique em paz.

Postagens mais visitadas