Portaria amplia para 900 as vagas no concurso do INSS

O Ministério do Planejamento retificou o número de vagas autorizadas para realização de concurso público do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A portaria divulgada ontem no Diário Oficial da União amplia de 600 para 900 o número de analista de seguro social que serão contratados. O salário inicial da carreira é de R$ 2.272,87.

A seleção foi autorizada com o objetivo de suprir a demanda por profissionais graduados em serviço social para atuarem na área de concessão do benefício de prestação continuada. Os contratados vão avaliar os pedidos de pagamento de um salário mínimo aos portadores de deficiência e aos idosos com mais de 67 anos que comprovem não ter condições econômicas de se manter. Os candidatos aprovados vão atuar na avaliação da deficiência e da incapacidade para os fins de acesso ao benefício.

O INSS tem prazo de seis meses para publicar o edital, mas as contratações dependerão da prévia autorização do Ministério do Planejamento. Há uma previsão de que, até 2011, sejam efetivados um total de 8 mil servidores em diversas áreas, para suprir as vagas abertas com aposentadorias e desligamentos.

Convocação
A última seleção do INSS ocorreu em dezembro do ano passado e oferecia 1,6 mil vagas para técnicos e 400 para analistas com formação em diversas áreas. Esse concurso foi homologado e os classificados devem ser chamados ainda em maio. Em junho começa o curso de ambientalização, que tem duração de três semanas. O concurso recebeu cerca de 600 mil inscrições, uma das maiores disputas dos últimos dois anos realizadas pelo Centro de Seleção e Promoção da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Ficou atrás apenas do Banco do Brasil, que teve 660.873 inscritos em 2007. (LN)

Oportunidade

INSS

Vagas: 900 para analista de seguro social (nível superior)

Salário inicial: R$ 2.141,87

Edital: sai em até seis meses

Contratação: autorizada a partir de agosto

Comentários

Postagens mais visitadas