A origem das coisas

No blog do Alencar

Travessuras (2)

A palestra de Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia, sobre as Travessuras de um frade sodomita no Convento das Mercês de Belém do Pará (1652-1658), promovida pelo Forum Landi sábado à tarde foi um sucesso. Chegamos levemente atrasados e a casa estava cheia. Tivemos que assistir em pé.

Luiz Mott apresentou detalhes do processo judicial (canônico) existente na Torre do Tombo (Lisboa), onde Frei Lucas de Souza, Comendador dos Mercedários, é denunciado de praticar sodomia - o tipo legal era introdução do membro desonesto no vaso traseiro com derramamento de semente - com moradores de Belém, o mais constante deles um oleiro que fabricava as telhas e os tijolos para a primeira construção em “pedra e cal” do histórico Convento.

O Frei era mau caráter, diz Mott, pois aproveitou o processo para se vingar contra um desafeto, acusando-o do mesmo crime, na forma ativa. A Inquisição o absolveu. E o próprio Frei, já entrado nos anos (78), cumpriu apenas poucos anos da pena de degredo para as galés.

Mott conclui que a Inquisição portuguesa foi infinitamente mais tolerante que a espanhola.

Para os interessados ou quem é do ramo, transcrevo abaixo a ficha do processo na Torre do Tombo. Infelizmente não dá para abrir mais do que isso, porque são muitos documentos.

Leia mais>>

Comentários

Postagens mais visitadas