Reforma será fatiada para liberar internet

Eleições

Michel Temer e Flávio Dino decidem dividir as mudanças eleitorais em dois pacotes, para permitir a votação este ano de temas consensuais

Dino: eventos antes das candidaturas, mas pagos pelo pré-candidato

Temer: esforço para aprovar a liberação da rede e a pré-campanha

Para tentar aprovar ainda este ano pelo menos uma parte da reforma eleitoral, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), encontrou uma forma de driblar a resistência dos partidos. Na semana passada, orientou o autor da matéria, Flávio Dino (PCdoB-MA), a fatiar em duas partes o texto original. A ideia é separar as mudanças consensuais das demais. Há acordo principalmente sobre liberar o uso da internet nas campanhas eleitorais e permitir eventos antes mesmo da oficialização das candidaturas. Em outro subprojeto viriam as propostas sobre financiamento das campanhas e a flexibilização da fidelidade partidária. Como não há entendimento sobre esses dois temas, a Câmara faria uma discussão paralela, com pouca probabilidade de aprová-los para 2010.

A ideia de fatiar a reforma eleitoral nasceu de uma conversa de Dino e Temer na sexta-feira. Dino relatou as reações à reforma e falou das posições dos partidos. Em resposta, ouviu do presidente, principal inspirador e articulador do projeto, que seria necessário separar os temas polêmicos dos assuntos que têm chance de serem aprovados ainda este ano. “Então, surgiu a ideia de que a melhor maneira para aprovar os pontos que não sofrem resistências é retirar os itens que tratam do financiamento de campanha da proposta original. Por isso, decidi separar os itens. Dessa forma, será mais fácil aprovarmos a liberação do uso da internet nos próximos dias, além da pré-campanha”, explica Dino.

Internet
O texto que deve ser submetido aos parlamentares prevê imitar o sistema americano, que permite eventos de pré-campanha. Seria permitida a realização de festas e reuniões com a presença dos candidatos, desde que os custos sejam pagos pelos organizadores ou pelo próprio político.
A proposta também libera o uso da internet para a realização das campanhas, permitindo a utilização de ferramentas como e-mails, orkut, blogues e twitter. “É uma questão mais democrática. É um espaço que pode ser bem utilizado com custo baixo. Não há motivos para a atual proibição de uso da internet. Por isso, essa proposta tem sido bem aceita na Câmara e creio que poderemos aprová-la rapidamente”, avalia Dino.

Fonte: Correio Braziliense.

Comentários

Anônimo disse…
SABE-SE QUE POLÍTICA GARANTE E É O "GANHA-PÃO" dos políticos. Mas é só isso que o Temer sabe fazer? Trabalhar pelo ganha-pão é o mínimo que se espera de alguém que é sustentado pelo suor dos contribuintes e pagadores de impostos, como por exemplo os aposentados(que dão ao governo de 01 jan a 25 maio de cada ano tudo que ganham em forma de impostos). Já está passando da hora de votar a recomposição das aposentadorias, que aliás, o governo tomará novamente(01 JAN A 25 DE MAIO). COMECEM A TRABALHAR E PAREM COM ESSA "FRESCURA". OS APOSENTADOS TAMBÉM QUEREM VIVER BEM, ASSIM COMO OS PARLAMENTARES, COM A DIFERENÇA QUE O APOSENTADO CONTRIBUIU E O GOVERNO ESTÁ CONFISCANDO. O COLLOR RETEVE, DEVOLVEU E NÃO CONFISCOU. O LULA É PIOR QUE O COLLOR.

Postagens mais visitadas