Pesquisar este blog
Observar a cena política nos Corredores do Planalto. Postar comentários, artigos, reportagens. Tudo que seja relevante para o debate político e a livre expressão de opiniões.
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Definição sobre aposentado sai hoje
Em reunião com ministros, Lula quer fechar a proposta a ser levada às centrais, que prevê reajuste de 6% em 2010
Mesmo com a pressão dos aposentados por um reajuste maior para os seus benefícios, o governo deve insistir no acordo fechado com algumas centrais sindicais, em agosto, para impedir a aprovação, na Câmara, dos projetos de lei que aumentam as despesas da Previdência Social. O acordo prevê reajuste de 2,5% acima da inflação em 2010 nas aposentadorias cBRASÍLIA om valor maior que o salário mínimo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer definir hoje uma posição sobre o assunto, em reunião que terá com os ministros da Previdência, José Pimentel, da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e os líderes do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e da bancada do PT, Cândido Vaccarezza (SP).
A ideia é acertar o discurso e fechar a proposta, que pode ser levada pronta a todas as centrais, provavelmente pelo próprio Lula, amanhã ou na sexta-feira. O porcentual de 2,5%, previsto no acordo delineado em agosto, equivale a 50% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2008. Somando a variação prevista do INPC, o reajuste ficaria em torno de 6%. Para 2011, seria repetida a fórmula de inflação somada à metade do PIB de 2009.
O acordo foi aceito pela CUT, pela Força Sindical e pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Mas três outras centrais (UGT, Nova Central e CTB), além da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobrap), o rejeitaram. Os aposentados apostam na proximidade das eleições para conseguir a aprovação dos projetos importantes como a liberação do reajuste real do salário mínimo para todos os aposentados e o fim do fator previdenciário.
Para Cândido Vaccarezza, se não houver acordo, o governo está preparado para enfrentar o debate no plenário. "Não tem essa de desgaste político. Se perdermos a votação, o presidente veta. Precisamos enfrentar isso", disse Vaccarezza.
"Está havendo contaminação político-eleitoral nesse debate. O país e as contas públicas não suportam o kit Paim", complementou o deputado José Genoino (PT-SP), numa referência ao senador petista Paulo Paim (RS), autor do projeto que pretende vincular o aumento dos aposentados ao reajuste do salário mínimo.
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reforçou o coro. "Para nós, não é questão de eleitorado. É uma parcela da população que temos de levar em conta, que está fazendo uma reivindicação tão legítima quanto as de outras categorias", disse a ministra. "Mas nós sempre trabalhamos levando em conta os interesses da população. É por isso que estamos discutindo", acrescentou.
O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Pattah, disse ontem que só aceitará a proposta do governo federal que inclua o fim do fator previdenciário. "Não terá acordo em relação a esse instrumento perverso que reduz os benefícios que é o fator previdenciário", disse ele. O fator é um mecanismo que estimula o trabalhador a retardar a aposentadoria e já proporcionou economia de R$ 10 bilhões desde que entrou em vigor, em 1999.
O governo aceita sua extinção, desde que ele seja substituído por uma nova fórmula. Por ela, as pessoas poderiam se aposentar com benefício integral quando a idade, somada ao tempo de contribuição, resultasse em 95 anos (homens) ou 85 anos (mulheres).
Ontem, o projeto que extingue o fator deveria ter sido votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com parecer favorável do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Ironicamente, a obstrução que os partidos de oposição estão fazendo aos trabalhos da Câmara provocou o adiamento da votação - o que acabou ajudando o governo, que não quer a aprovação da medida.
Fonte: Estadão.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
PEC 471/2005 entra na ordem do dia
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Reconstituindo a História do Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Só falta o Sarney.
Se a mídia fizer a metade do alarde
que está fazendo para o caso da
estudante da Uniban para os aposentados já seria suficiente ...
As eleições diretas estavam nos planos dos Militares desde o primiero dia da Moralidade Militar, 31.03.64, mas baderneiros, guerrilheiros e muitos terroristas ficavam atazanando a vida e a ordem no nosso país, provocando o adiamento da eleição para novo presidente da república, direto do povo.
Muitos dos que estão na política hoje e no governo deveriam estar é na cadeia.
Os planos da Moralidade Militar era só reorganizar o país, restabeceler a ordem e garantir a democracia no Brasil e repugnar as idéias dos ditadores comunistas, e, após isso, imediatamente abrir as eleições democráticas novamente.
Mas,os baderneiros e assaltantes de quartéis (OS GUERRILHEIROS E TERRORISTAS BRASILEIROS ATACAVAM OS QUARTÉIS MILITARES), faziam as maiores barbaridades com o povo: faziam barricadas impedindo o trânsito de carros, de,ambulâncias, paravam as instituições vitais da administração pública, agitavam os estudantes tirando deles a tranquilidade, instigavam a população à baderna, além de bombardear áreas e assaltar bancos, assaltar quartéis e roubarem armas e formarem guerrilhas para matar soldados brasileiros (E TUDO ISSO ORIENTADOS E INSTIGADOS PELOS DITADORES COMUNISTAS. Então....eu não sou militar...mas, eu pergunto: COMO AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS IRIAM ENTREGAR A POPULAÇÃO INDEFESA NAS MÃOS DESSES SANGUINÁRIOS GUERRILHEIROS TERRORISTAS?
Pois é. Por causa de muitos dos que estão na plolítica hoje e no governo, mentores do terrorismo contra o povo brasileiro, demoraram-se as eleições diretas para presidente da república e outros cargos.
Como se fariam eleições no meio daquela baderna?
Então, teve que se primeiro restabelecer a ordem no país, e grantir a segurança da população brasileira, e garantir as intituições democráticasas, (O QUE DEMOROU 20 ANOS POR CAUSA DOS BADERNEIROS), para depois abrir novas eleições diretas, o que aconteceu com TANCREDO NEVES (esse era um homem de boas intenções e sério, mas infelizmente faleceu).
Não sou militar, mas peço que não culpe os militares pela demora, a demora foi ocasionada pelos guerilheiros.
Agora, se o comunismo dos ditadores continuar nos ameaçando, teremos que apoiar, de novo, as Foraças Armadas Brasileiras para nos garantir a DEMOCRACIA, assim como elas fizeram em 1964.
ACORDA BRASIL, ENQUANTO HÁ TEMPO.
O que muitos fizeram para atrasar as eleições diretas, as eleições que estavam nos planos dos Militares?
As eleições diretas estavam nos planos dos Militares desde o primeiro dia da Moralidade Militar, 31.03.64, mas baderneiros, guerrilheiros e muitos terroristas ficavam atazanando a vida e a ordem no nosso país, provocando o adiamento da eleição para novo presidente da república, direto do povo.
Muitos dos que estão na política hoje e no governo deveriam estar é na cadeia.
Os planos da Moralidade Militar era só reorganizar o país, restabelecer a ordem e garantir a democracia no Brasil e repugnar as idéias dos ditadores comunistas, e, após isso, imediatamente abrir as eleições democráticas novamente.
Mas,os baderneiros e assaltantes de quartéis (OS GUERRILHEIROS E TERRORISTAS BRASILEIROS ATACAVAM OS QUARTÉIS MILITARES), faziam as maiores barbaridades com o povo: faziam barricadas impedindo o trânsito de carros, de, ambulâncias, paravam as instituições vitais da administração pública, agitavam os estudantes tirando deles a tranqüilidade, instigavam a população à baderna, além de bombardear áreas e assaltar bancos, assaltar quartéis e roubarem armas e formarem guerrilhas para matar soldados brasileiros (E TUDO ISSO ORIENTADOS E INSTIGADOS PELOS DITADORES COMUNISTAS. Então....eu não sou militar...mas, eu pergunto: COMO AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS IRIAM ENTREGAR A POPULAÇÃO INDEFESA NAS MÃOS DESSES SANGUINÁRIOS GUERRILHEIROS TERRORISTAS?
Pois é. Por causa de muitos dos que estão na política hoje e no governo, mentores do terrorismo contra o povo brasileiro, demoraram-se as eleições diretas para presidente da república e outros cargos.
Como se fariam eleições no meio daquela baderna?
Então, teve que se primeiro restabelecer a ordem no país, e garantir a segurança da população brasileira, e garantir as instituições democráticas, (O QUE DEMOROU 20 ANOS POR CAUSA DOS BADERNEIROS), para depois abrir novas eleições diretas, o que aconteceu com TANCREDO NEVES (esse era um homem de boas intenções e sério, mas infelizmente faleceu).
Não sou militar, mas peço que não culpe os militares pela demora, a demora foi ocasionada pelos guerrilheiros.
Agora, se o comunismo dos ditadores continuar nos ameaçando, teremos que apoiar, de novo, as Forças Armadas Brasileiras para nos garantir a DEMOCRACIA, assim como elas fizeram em 1964.
ACORDA BRASIL, ENQUANTO HÁ TEMPO.
Então, Sr. Vacarezza, Va vetar as suas mentiras, promessas não cumpridas,a
trairagem com os aposentados e trabalhadores. Voce não é dono do mundo, nem dono do cargo que ocupa, voce é nosso empregado, e, não esta cumprindo suas obrigações e promessas pelo qual foi contratado (eleito), então, recolha-se no seu silencio, trairagem e ignorância, pois, não somos obrigados a ouvir ou ler as suas besteiras. Voce não manda nada, e nem é digno de pertencer ao Partido dos Trabalhadores, o qual, o ano que vem sofrera as consequencias no voto por ter pessoas tão baixas e infames no seu quadro.
"A cada momento vai ficando claro que somente uma tempestade não ocasionaria o apagão destas terça-feira. Como o apagão aéreo, também neste caso parece evidente que o governo Lula procura chifre em cabeça de cavalo, simplesmente porque não consegue admitir que a falha foi sua e da sua gente, sobretudo da czar da área energética, a ministra Dilma Roussef. Dilma é uma tecnoburocrata que cumpre ordens - apenas isto. Como no caso do apagão aéreo, este caso do apagão elétrico somente será resolvido quando todos os petistas grudados na área forem removidos. Eis o que escreve o jornal O Globo de hoje: "RIO/ BRASÌLIA/SÂO PAULO - Análise de técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sugere que são mínimas as possibilidades de um raio ter sido a causa do apagão que atingiu 18 estados do país, na noite da última terça-feira."
insenção do IR,CoMO anistiado(de que
não sabemos. Recebe como presidente
de honra do pt(partido dos traíra).
Quer dar mais uma rasteira em milhões de aposentados, trabalhadores
éticos e morais. Porquie não estuda Ele a Nossa Constituição. Queremos que ele respeite as leis e normas democráticas. Isso aqui ainda não é um Venezuela.
Para eles políticos também tem, tem inumeros beneficios, para nós migalhas.
Nunca mais vote no PT, demagogos, só pensam em si mesmos, para eles tudo, para nós nada
Vamos mostrar a eles nossa força, não votem em nenhum candidato do PT em 2010!!!!!!!!!!!
NUNCA MAIS PT!!!!!!!!!!!!!
tam o Povo Brasileiro. Todo mundo já
sabe que és um "blef".Desonesto imoral, anti-ético. Explique pro povo
o que é receber todo mes mais de 5 mil reais como anistiado político, isento do IR (legislação em causa própria) Explique como seu filho enriqueceu às custas do banqueiro(canalha) Daniel Dantas.
Respeite os honestos aposentados e
vá aprender a fazer orçamento para pagar os rombos do bolsa família,funrural e aposentados especiais(funcionarios públlicos0
Enquanto é divulgado que nossa expe
ctativa de vida aumenta consideravelmente,nossos Governantes e Parlamentares decretam a morte prematura do povo(TRABALHADORES APOSENTADOS),com salários de aposentadorias degradantes,via este absurdo "fator previdenciário" que ano a ano os reduz.
Humilhante,vergonhoso... enfim faltaria espaço para colocarmos todos os adjetivos que traduzem tamanha indignação e descaso com os APOSENTADOS.
PT(partido dos trabalhadores)Quando? Aonde?
Com rarissímas excessões,será que estas pessoas tem espelho em suas casas e conseguem ficar em frente???
Enquanto suas contas bancárias crescem diariamente com fartos sálarios e benefícios sem fim, APOSENTADOS morrem em filas e intermináveis listas, a espera de atendimento médico/hospitalar e suas necessidades básicas que deveriam constitucionalmente serem atendidas e não o são.
Até quando manteremos pessoas indígnas dirigindo este "GRANDE PAÍS"?
Gilberto
ESTE RELATO É DE TOTAL INDIGNAÇÃO DE UMA BRASILEIRA COM VERGONHA DE TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO E QUE ESTÃO FAZENDO NOVAMENTE VIRAR PIZZA.
Márcia Andréa de Freitas Lopes
Petrópolis/RJ
Chega de enganação, de falsas promessas e enrolação.
Coloca na pauta de votação os projetos do Senador Paim e acaba de vez com essa safadeza de roubar dos trabalhadores aposentados.
Temos que fazer uma "Cruzada" a fim de defender nossos interesses.
Já que não temos aliados "cara-pintadas", mídia etc.
Vamos até Brasília e fazer uma "greve de fome" para mostrarmos
aos jovens de hoje que serão os futuros aposentados (se chegarem lá) que estamos dispostos a sacrificarmo-nos por nós e pela futura geração de velhos. Não temos mais nada a perder.
Felizmente temos este espaço. Vamos aproveitá-lo ao máximo para podermos comunicar-nos e assim alcançar os nossos objetivos !