Vôo novo na blogosfera
Já está disponível linkado ao lado a estréia solo do médico Itajaí de Albuquerque na blogosfera, nosso companheiro Oliver no Flanar, agora com a identidade revelada.
Seja muito bem-vindo e que a galinha proporcione belos vôos à todos.
Bovespa segue pessimismo nos EUA e perde 4%
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Pelas pesquisas, PMDB deve eleger dez prefeitos
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Entenda o pacote americano
Papéis podres
O Tesouro dos EUA foi autorizado a comprar os créditos podres originados nos financiamentos para a casa própria que os bancos fizeram sem exigir garantias seguras para o pagamento nos segmentos de crédito de alto risco (subprime). O Tesouro vai administrar esses papéis, que não foram honrados por causa do aumento do calote entre os mutuários. A idéia é que o governo os revenda quando o mercado voltar ao normal.
Objetivo
A intenção é livrar os balanços dos bancos desses créditos podres e restituir a confiança a todo o sistema, evitando que mais instituições financeiras quebrem. Com a injeção de recursos, os bancos poderão voltar a conceder empréstimos a consumidores e empresas, fazendo a roda da economia girar novamente.
Quem pode aderir
O pacote pretende salvar instituições financeiras que atuem no mercado dos EUA e que tenham em seus balanços as hipotecas podres. O banco não precisa ser de capital americano, mas deve ter uma participação expressiva no mercado.
Objetivo
O governo decidiu não restringir o socorro aos bancos americanos, estendendo o auxílio aos de capital estrangeiro, numa tentativa de conter a onda de quebradeira no sistema financeiro nacional.
Recursos
O Tesouro vai dispor de US$ 700 bilhões para a compra dos títulos, mas a liberação dos recursos será parcelada. A primeira parcela, de liberação imediata, terá US$ 250 bilhões. A segunda, que já está autorizada pelo Congresso e poderá ser usada a seguir com a assinatura do presidente, é de US$ 100 bilhões. Os demais US$ 350 bilhões precisam de autorização adicional do Congresso.
Objetivo
O montante foi calculado pelo Tesouro como o suficiente para dar conta do tamanho dos créditos podres no mercado, mas é só uma estimativa. Economistas independentes calculam o tamanho do rombo em até US$ 1 trilhão. A liberação parcelada foi incluída no projeto original para facilitar a aprovação no Congresso. Como o Tesouro vai revender os papéis no futuro, espera-se que o governo tenha pelo menos parte do dinheiro de volta.
Limitação de salários
Os executivos das instituições que aderirem ao programa terão seus rendimentos limitados.
Objetivo
A intenção é impedir que os executivos, culpados em última análise pela crise, acabem lucrando com ela, recebendo gordos salários com dinheiro público. O governo resistiu o quanto pôde a essa medida, que só foi incluída por causa da forte pressão dos parlamentares. Analistas temem que ela possa inibir a adesão dos bancos.
Seguro
O seguro de crédito para as contas correntes vai aumentar de US$ 100 mil para US$ 250 mil. Ou seja, cada cliente de banco que venha a quebrar poderá sacar até US$ 250 mil. A garantia é dada pela Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC, na sigla em inglês).
Objetivo
Essa medida não existia no pacote original e foi inserida por pressão dos parlamentares democratas como forma de aumentar as garantias para os clientes do sistema financeiro. O governo aceitou por imaginar que ela poderia facilitar a aprovação no Congresso.
Supervisão
A implementação do pacote e a utilização dos recursos serão submetidas ao controle e supervisão de um comitê independente, com participação de membros do Congresso, do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e da SEC, o órgão que regula o mercado de capitais nos EUA, semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.
Objetivo
Essa foi outra alteração feita no projeto original para reduzir as resistências dos parlamentares, que não queriam dar um cheque em branco para o Tesouro administrar o pacote. A intenção é coibir abusos do Tesouro.
Corte nos impostos
Também foram incluídos descontos nos impostos para promover o uso de fontes de energia renováveis por empresas, no total de quase US$ 80 bilhões, e a prorrogação e ampliação de outras reduções nos impostos para pessoas físicas e empresas.
Objetivo
Conceder benefícios aos contribuintes e diminuir a resistência do Congresso.
Candidatos à prefeitura de Belém participam de debate na TV Liberal
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A perna curta da mentira no debate do SBT em Belém
Explico: a candidata do DEM, Valéria Pires Franco está se saindo como uma fenomenal mágica. Tal o absurdo megalomaníaco de suas propostas.
Senado americano aprova pacote anti-crise financeira
Eleições no Brasil
No próximo domingo, mais de 128 milhões de eleitores vão às urnas escolher prefeitos e vereadores. Conheça alguns números dessa eleição.
De alguma forma participe! Proteste!! Valorize a democracia.
Bolívia - Oposição suspende diálogo
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Comissão que discute marco regulatório para o pré-sal ainda não chegou a consenso
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The Congress paper
At the end of 2007, for example, the Senate asked to the "Congressional Budget Office" a study on executive's fiscal politics (the taxes devolution). In this report, Cbo lifts the hypothesis that subprimes problem" could be more profound that it seemed. It suggests your facing with some political even already used in the USA (in 1933, with the "Home Owners Loan Corporation" -HOLC-, and, in the, with the "Resolution Trust Corporation" -RTC): the purchase of the doubtful mortgages for a government's agency, sold after if it reestablished its precificação. It is reasonable to suppose, therefore, that the Congress, by Cbo's Work, perhaps had a problem gravity clearer idea than Fed itself, under whose political laxista the things happened.
Fed's palliative measures, who just gave liqüidez (that if empoçava), produced, in the final, a "cheers itself who can". After the intervention in Lehman, we practically extinguished a species: The one of the investment banks.
Goldman Sachs and Morgan Stanley put, wisely, the sauce beards and sheltered itself under the regulation protection of the commercial banks. Ahead of this, the Executive and Fed presented a program (without a doubt reasonable and already suggested by Cbo) and they tried to approve him with peel and everything in the Congress. A program of US$ 700 billion (40% of the Brazilian GDP of 2008), with serious distributive consequences for the American taxpayer, should be approved in a week, once the financial world fell to the pieces and the Congress would enter September recess on the 26th...
Almost there was no discussion on the need to program, necessary condition, but not enough, to reestablish the finance market operation. He will be, without a doubt, expensive, but even would be expensive for the taxpayers (in terms of GDP and job loss) do him.
Put in a trap, the Congress gave signals that it is not willing to continue to be only the passive supporting in the mistakes correction committed by some few people (the members of Fed, supposedly bearers of the "monetary science"), to the which ones he, Congress, delivered the task of stabilizing the coin value, subtracting her of the Executive elect.
That points to an institutions future reform that control the monetary system.
Antonio Delfim Netto is former-minister of the Planning and Federal deputy.
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