Sol e água de côco sem atrasos

Lula curte feriadão na praia

Depois de um vôo tranqüilo e sem atrasos no Aerolula, presidente aproveitou o dia para descansar com a família no litoral baiano. Discussão sobre política e reforma ministerial só a partir da próxima semana

Em seu primeiro dia de descanso no litoral baiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia aproveitaram o sol na manhã de ontem para tomar banho na praia de Inema, área privativa da Marinha, a 40km do centro de Salvador. Ao chegar à cidade, na quarta-feira, Lula disse ao aliado e governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT), que precisava “sumir” até domingo. O presidente só pretende discutir política na próxima semana, quanto voltar a Brasília.

Mas a preferência de Lula pelo estado, como local de descanso pós-eleição, não foi digerida pelo grupo do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL), derrotado por Wagner na disputa estadual. ACM considera Lula um dos principais responsáveis pela derrota do “carlismo” baiano.

O jornal Correio da Bahia, da família de ACM, publicou ontem reportagem ironizando a permanência de Lula em Salvador durante o que chamou de “feriadão da preguiça” e do “ócio”. A reportagem destacou que o avião presidencial, o Aerolula, chegou sem atraso à Base Aérea de Salvador na noite de quarta-feira, enquanto “centenas de passageiros” esperaram “horas” para embarcar no aeroporto da cidade por causa da crise dos controladores de vôo.

Por volta de 10 horas da manhã de ontem, quando começou a chover, Lula, Marisa e um grupo de parentes e amigos chegaram à praia de Inema, se abrigando debaixo de um sombreiro na areia. Assim que o tempo abriu, o presidente e a mulher entraram no mar duas vezes. Lula ainda fez alongamento na areia, brincou de futebol com Marisa e jogou vôlei com uma criança da comitiva dele. Lula usava sunga azul-marinho e Marisa, um maiô.

Construída pela Marinha Americana durante a 2ª Guerra, a Base Naval de Aratu virou refúgio de reeleitos. Em outubro 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso também escolheu a área para descansar após derrotar Lula em primeiro turno nas eleições presidenciais daquele ano.

Roseana pode integrar governo

A senadora Roseana Sarney (MA) saiu do PFL e, contrariando as expectativas do Palácio do Planalto e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não se filiará agora ao PMDB de seu pai, senador José Sarney (AP). Cotada para participar do novo ministério do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela decidiu aguardar, sem legenda, o desenrolar das articulações presidenciais para compor sua equipe. “Roseana fez o gesto de boa vontade para com o governo, se desfiliando do PFL que faz oposição a Lula, e agora pode esperar baixar a poeira”, explica um parlamentar do grupo Sarney, destacando que, ao menos por enquanto, ela não avançará além disso. Segundo ele, a senadora preferiu ganhar tempo, viajando de férias para os Estados Unidos, e só na volta, dentro de uns 10 dias, deverá definir seu destino.

Em uma demonstração de que todo o grupo Sarney está em compasso de espera, ficou acertado que o senador Edson Lobão (MA), continuará filiado ao PFL e na “trincheira da oposição”, ao menos até que o cenário político fique mais claro. Foi esse o acordo fechado na reunião do próprio Sarney com Renan e Lobão na noite de quarta-feira. O correligionário de Roseana conta que, até agora, Sarney não foi procurado pelo presidente e diz que ninguém sabe o que Lula pretende oferecer ao grupo e ao PMDB. Ele observa que, no caso de Roseana, a cautela é mais do que recomendável. Afinal, lembra o parlamentar, ela já chegou a ser sondada para assumir o ministério das Cidades e só colheu desgaste político do episódio porque, depois de meses “na chuva”, nada se confirmou. Renan contava com o rápido ingresso de Roseana no PMDB, para que o partido consolidasse o status de maior bancada do Senado e o direito de indicar o presidente da Casa.

Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Yúdice Andrade disse…
Caro Val-André, invado seu espaço para pedir que visite meu blog (www.yudicerandol.blogspot.com), onde postei "De cabeças de juízes e bundas de bebês". Sem qualquer conotação político-partidária, afirmo com sinceridade, o que está em jogo para mim é a liberdade de expressão e a correta aplicação do Direito Penal, que é a matéria que leciono. Com minhas saudações respeitosas.
Obrigado professor pela consideração.
Vou já lá.
Abs

Postagens mais visitadas