A defesa dos editores do Máfia Verde

Livro 'Máfia Verde' incomoda Establishment anglo-americano

Julho 30,2007 por Nilder Costa


image

27/jul/07 (AER) – O influente jornal New York Times publicou hoje um instigante artigo cujo título é auto-revelador: 'Na Amazônia: conservação ou colonialismo?'. De autoria do seu correspondente para a América Latina, Larry Rohter, o artigo começa respondendo que, a depender o 'ponto de vista', o suporte financeiro do WWF a uma reserva natural no Rio Negro pode ser tanto uma louvável tentativa para conservar a floresta Amazônica quanto a ponta de lança de um execrável complô de grupos ambientalistas para retirar o controle brasileiro da maior floresta tropical do mundo e substituí-lo por outro internacional. [1]

'Contudo', diz Rohter, 'esse esforço [do WWF na Amazônia] levantou as suspeitas de poderosos grupos empresariais e políticos no Brasil que desejam integrar a Amazônia à economia do País por meio de represas, projetos de mineração, rodovias, portos, exploração madeireira e exportações agrícolas'.

E explica que suspeitas são essas:

"Isso é uma nova forma de colonialismo, uma conspiração aberta na qual interesses econômicos e financeiros atuam através de organizações não-governamentais", disse Lorenzo Carrasco, editor e co-autor do [livro] 'Máfia Verde', um polêmico texto anti-ambientalismo de ampla circulação. "É evidente que esses interesses querem bloquear o desenvolvimento do Brasil e da região Amazônica por meio da criação e controle dessas reservas, que estão cheias de minérios e outros valiosos recursos naturais".

A seguir, Rohter menciona vários documentos e citações de personalidades exacerbando a cobiça internacional pela Amazônia que circulam livremente pela Internet, como o conhecido (e falso) mapa escolar americano mostrando a região como 'reserva internacional' e descrevendo os brasileiros como 'macacos' incapazes de cuidar da floresta. De forma sutil, o articulista tenta induzir o leitor que o 'Máfia Verde' se inclui entre tais documentos 'exacerbados' ou toscamente falsificados objetivando, com isso, desqualificá-lo.

Sem entrar no mérito das argumentações de Rohter, o importante aqui é recordar que o New York Times funciona, amiúde, como um 'conduto informal' do Departamento de Estado dos EUA e que o artigo constitui uma espécie de 'controle de danos' causados pelo memorando Usaid planeja a ocupação da Amazônia, onde Carrasco expõe as motivações geopolíticas do já famoso programa ''Iniciativa para Conservação da Bacia Amazônica' (ABCI, na sigla em inglês).

Em outras palavras, é um sinal que a influência do 'Máfia Verde' e análises correlatas, como o citado memorando, está atrapalhando certos desígnios estratégicos do Establishment anglo-americano para o Brasil em geral e para a Amazônia em particular.

Notas:
[1] In the Amazon: conservation or colonialism?, New York Times, 27/07/07


Notícias ligadas ao asunto

» New York Times quer o governo Lula mais 'afinado' com agenda ambientalista
Links por nilder adicionado em Nov 21,2003
» Reação dos EUA pós-Cancún inclui ataque do New York Times a projetos na Amazônia
Links por nilder adicionado em Sep 22,2003
» A 'máfia verde' investe contra o Cerrado-Amazônia
Links por editor adicionado em Nov 14,2003
» 'Máfia Verde' preocupa aparato ambientalista
Links por nilder adicionado em May 01,2007
» 'Carta ianomâmi' é usada novamente contra o Brasil
Links por nilder adicionado em Oct 02,2002

Comentários

Postagens mais visitadas