Abertas as indicações para o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, mais uma vez concede o prêmio Darcy Ribeiro, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

As indicações, prerrogativa de membros do Congresso Nacional (Deputados e Senadores), serão recebidas até o dia 31 de maio de 2008. As indicações deverão ser entregues na Secretaria da Comissão, sala 170 da Ala C, do Pavimento Superior do Anexo II e devem ser apresentadas em forma de relato sintetizado da ação educativa desenvolvida, devidamente fundamentado, com dados qualificativos e informações comprobatórias de adequação dos indicados ao Prêmio. Esse relato poderá ser acompanhado de material iconográfico e audiovisual ou qualquer outra espécie de material ilustrativo, que possibilite melhor caracterização da ação educativa.

É vedada a indicação de ações educativas promovidas pelo Ministério da Educação em decorrência de seus programas de trabalho, exceto aqueles desenvolvidos em regime de parceria, ainda que tenham contado com apoio oficial expresso e também, a indicação de nomes de parlamentares que estejam em pleno exercício de sue mandato ou, ainda, de personalidades integrantes de conselhos ou colegiados vinculados ao Ministério da Educação.

O Prêmio, concedido pela primeira vez no ano 2000, já foi outorgado tanto a grandes empresas ou instituições como a Rede Globo, pelo “Amigos da Escola”, e o Instituto Airton Senna, por programas como o “Circuito Campeão” e o “Educação pelo Esporte” até pequenas iniciativas, não menos valiosas, de escolas e profissionais espalhados pelo Brasil como o Projeto Orquestra de Flautas de meninos do Pantanal, de Cuiabá (MT), e o Instituto Dom Barreto do Piauí, que obteve o primeiro lugar no ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio, em 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas