Brasil — cuidar da terra, plantar na terra... O cio da terra

O relato do que vi no Amapá
Reflorestamento da Amapá Florestal e Celulose Ltda

Fotos e texto: Val-André Mutran


Em meio a um bioma de campo-cerrado no extremo norte do Brasil, a inteligência humana interage com a natureza gerando emprego, renda, divisas para o país e lucros para investidores estrangeiros que obedecem as regras do jogo da produção sustentável, numa das terras mais pobres da Amazônia.


A saga dos portugueses "descobridores" do Brasil há 508 anos atrás, revelou para o mundo na pena de Pero Vaz de Caminha reportando-se ao Rei de Portugal que: "aqui, em se plantando, tudo dá!". Há bem da verdade, após meio século, é adequado atualizar a frase profética do aventureiro: "Tudo dá! Dá problemas para o meio ambiente... Dá um problemão para os investidores que têm consciência do que se deve fazer para não matar e escravizar; plantar sem arrasar, queimar e emboletar-se num balaio de crimes em meio a ocupação da Hiléia amazônica.

Do escândalo à produção


Notem nesta seqüência de fotos que ao mesmo tempo em que se colhe, é possível plantar, cortar para colher; tratar a terra, corrigir suas imperfeições; plantar novamente... Voltar à colher... Tornando o ciclo da natureza sob certo controle.

Fazendo-se sócio desse ciclo a intervenção humana, bem longe do Divino Espírito Santo e dos ralhos protestantes; estabelecer um ciclo virtuoso onde antes era areia e barro, e agora, biomassa energética para o consumo humano: é o conceito da sustentabilidade na prática.

Planta-se.

Colhe-se


Volta-se a plantar



E a natureza no entorno, continua com toda a sua majestade.

Comentários

Anônimo disse…
Bem interessante. Poucas vezes se vê uma reportagem sobre silvicultura suatentável bem feita na Amazônia.

Atenciosamente

Renato Ribeiro dos Santos
Esse empreendimento é um dos melhores que já tive o privilégio de conhecer Renato. Realmente é muito bem feito.

Postagens mais visitadas