Coomigasp ― após invasão violenta cooperativa reabre




















Um contingente de 70 policiais militares permacem protegendo as instalações da sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada que retomou sua rotina após os violentos tumultos ocorridos no último domingo,17.

Um grupo de 50 sem-terras que estavam concentrados em uma casa no Morumbi ― bairro do Distrito do Município de Curionópolis ― foram expulsos do local pela PM . O líder nacional do MST, Pedro Stédile, condenou a invasão e a quebradeiras feita pelos sem-terras à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada. Raimundo Benigno que comandou a ocupação ao prédio da Coomigasp com a ajuda do líder do MST de Palmares II, Eurivaldo Martins , vulgo Totô, acusou a PM de ter destruído a cooperativa. O delegado responsável pelo inquérito pediu a prisão preventiva de Benigno.

O líder garimpeiro que comanda um dos três grupos que se matam-se entre si há décadas, desde o fechamento daquele que foi na década do 80 o maior garimpo a céu aberto do mundo, está foragido.

Benigo é facilmente encontrado em Brasília, onde visita sem sem incomodado, os gabinetes de deputados e senadores de vários estados.

Muito sangue ainda vai manchar o chão do distrito batizado com o nome do famoso garimpo.

Tudo sob o olhar de milhares de brasileiros que para lá se dirigiram em busca do Eldorado e da possibilidade da riqueza fácil.

Os governos federal e estadual não conseguem desatar o nó do impasse em que atualmente se encontra o garimpo.

Muita gente ainda vai morrer.

Vários estão marcados nessa disputa.

Comentários

Anônimo disse…
O mundo parou para saber noticias da serra pelada, e é que estes querem ouvir a verdade, é preciso estarmos em dias com noticias quentes do momento...
A historia de serra pelada mudou... Hoje samos acionista de uma multinacional... noticia anda...

Postagens mais visitadas